Desafios corporativos

Empresas de sucesso têm times famintos e pessoas humildes, diz Benchimol na abertura da Expert XP

Fundador da XP participou da abertura oficial do evento junto com o CEO da empresa, Thiago Maffra, em painel mediado pela apresentadora Glenda Kozlowski

Por  Lucas Sampaio -

As empresas de sucesso, que crescem dez vezes mais que os seus concorrentes, têm times famintos e pessoas humildes, afirmou o fundador da XP Inc. (XPBR31), Guilherme Benchimol, na abertura da Expert XP, nesta quarta-feira (3) — para acompanhar as palestras online ou presencialmente em São Paulo, inscreva-se aqui.

Benchimol participou da abertura oficial junto com o CEO da empresa, Thiago Maffra, em painel mediado pela apresentadora Glenda Kozlowski. O fundador da XP falava sobre o DNA da companhia e citou o escritor Jim Collins, autor do livro “Empresas feitas para vencer”.

“Tem duas coisas nas empresas que cresceram dez vezes mais que os seus concorrentes”, elencou Benchimol. “Elas têm times famintos, e isso combina com otimismo. Tem gente que quer mais, que coloca a régua mais alta. E [têm] pessoas humildades, porque a humildade faz a gente corrigir rota”.

Sobre humildade, o fundador da XP disse também que, “na vida empresarial, se você acha que chegou lá, pode ter certeza que é o começo do fim. Porque vai começar a dar errado”. “Eu fui a pessoa que mais errou nos últimos anos. Mas errei curto. E se você erra curto é bom, porque conserta rápido”.

“Você vai errar, mas a humildade te permite a ter pessoas que te ajudam a corrigir rápido. Se você quer ter sucesso de longo prazo, você tem de estar disposto a cair”, afirmou Benchimol. “Cair, sacudir a poeira e levantar de novo, aprendendo com os erros”.

A Expert XP, pela primeira vez, em 12 anos, ocorre em formato híbrido. Veja alguns convidados:

  • Serena Williams, tenista vencedora de 23 torneios Grand Slam e considerada por muitos a maior da história;
  • Theresa May, ex-primeira-ministra do Reino Unido;
  • Lawrence H. Summers, ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos;
  • Howard Marks, sócio fundador e co-chairman da Oaktree Capital Management;
  • Amy Webb, futurista americana, autora e fundadora e CEO do Future Today Institute;
  • Ronaldo Nazário, ex-jogador de futebol que é 2 vezes campeão da Copa do Mundo, empresário e dono do Cruzeiro (Brasil)

O evento ocorre nesta quarta e quinta-feira (4), no centro de eventos São Paulo Expo, no km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes, e a expectativa é receber 30 mil pessoas nos dois dias. Além disso, mais de 1 milhão de pessoas devem acompanhar o evento pela internet, de graça.

Guilherme Benchimol, fundador da XP Inc., e Thiago Maffra, CEO da empresa, participam da abertura oficial da Expert XP 2022, em painel mediado por Glenda Kozlowski (Foto: Divulgação/XP)

Benchimol e Maffra destacaram a volta do evento presencial em 2022, após dois anos em que a Expert foi 100% remota por causa da pandemia. “A última Expert [presencial] foi há três anos. Tivemos dois anos remotos, mas isso daqui é muito mais legal. Espero que vocês se divirtam nos próximos dois dias”.

Os executivos também foram questionados sobre a cultura da XP pela mediadora, que destacou o otimismo da corporação.

“O sonho grande faz parte do que a gente é”, afirmou Maffra. “As pessoas que trabalham na XP estão sempre sonhando grande. Gostamos de pessoas famintas. Que são apaixonadas pelo processo, não pela linha de chegada. Quando você ama, é apaixonado pelo que faz e tem um propósito de fato. Na XP temos um propósito, então é fácil ser otimista”.

“Não conheço nenhum pessimista bem sucedido. Se você acha que amanhã vai ser pior, você não sai da cama”, afirmou Benchimol. “Se você acredita que dá, tem alguma chance de dar certo. Quando você não acredita não dá certo. Mesmo quando você acredita é difícil, quando você não acredita é impossível”.

Guilherme Benchimol, fundador da XP Inc., e Thiago Maffra, CEO da empresa, participam da abertura oficial da Expert XP 2022, em painel mediado por Glenda Kozlowski (Foto: Divulgação/XP)
Compartilhe