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A Volkswagen anunciou sua entrada no mundo digital dos NFTs, sigla em inglês para non-fungible token (token não fungível, na tradução para o português).
Um token, no universo das criptomoedas, é a representação digital de um ativo — como dinheiro, propriedade ou obra de arte — registrada em uma blockchain, tecnologia que nasceu com o Bitcoin no final de 2008.
No caso da Volkswagen, trata-se de um lançamento de uma plataforma chamada “Digital Garage” ou garagem digital que vai permitir que os consumidores colecionem cards de carros, peças e itens relacionados ao setor automotivo da montadora. Assim, o cliente vai comprar um card e guardar na sua coleção dentro da plataforma, como se fosse uma figurinha de álbum.
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A plataforma está registrada no blockchain chamado de Polygon. O anúncio da fabricante alemã foi feito nesta segunda-feira (11) em coletiva virtual de imprensa.
Vale destacar que um NFT é a representação de um item exclusivo, que pode ser digital — como uma arte gráfica feita no computador, como no caso desses cards — ou física, a exemplo de um quadro. Além de obras de artes, músicas, itens de jogos, momentos únicos no esporte e memes podem ser transformados em um.
O tema vem ganhando cada vez mais popularidade e relevância: a economia do metaverso (esse mundo digital em desenvolvimento) pode alcançar um valor de mercado entre US$ 8 trilhões e US$ 13 trilhões até 2030, com até cinco bilhões de usuários, aponta relatório do Citi.
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Plataformas como o Youtube já se posicionaram sobre o tema. A CEO do YouTube, Susan Wojcicki, disse em uma carta aberta recente que a plataforma de streaming de vídeos está considerando oferecer NFTs como uma forma de “ajudar os criadores a capitalizar tecnologias emergentes”.
Famosos como Neymar e Justin Bieber também se renderam ao NFTs e investiram milhões de dólares na compra de produtos não-fungíveis.
Agora a Volkswagen se torna a primeira fabricante do mundo a oferecer os NFTs neste negócio. O InfoMoney compilou as principais informações sobre a novidade.
O que é a ‘Digital Garage’ da Volkswagen?
A garagem digital da Volkswagen é uma plataforma que vai permitir que os clientes visitem e comprem os cards colecionáveis de carros da empresa.
Na prática, o cliente poderá colecionar diversos cards como se estivesse montando seu próprio álbum de figurinhas digitais.
Os cards serão vendidos em pacotes de três ou cinco cards e, ao fazer a compra, o usuário passa a ter aqueles cards associados à sua garagem.
Além disso, o espaço da garagem digital de cada usuário poderá ser visitado por outros usuários no futuro, iniciando a interação entre os fãs da marca.
“A Volkswagen sempre está olhando para novas tecnologias e novas oportunidades. Com essa coleção de NFTs queremos resgatar o hábito de colecionar. Todo amante de carro, ama uma raridade. A ideia é essa: ter uma plataforma de cards de carros exclusivos, modelos únicos, designs diferenciados”, afirma Fabio Rabelo, head de Digitalização e Novos Modelos de Negócio da Volkswagen América Latina.
Como funciona a Digital Garage da VW?
Para acessar a plataforma o usuário precisa se cadastrar com uma conta Google ou Facebook. Feito isso, já é possível fazer compras. Os cards disponíveis hoje são finitos e são oferecidos de forma randômica, através de pacotes com três ou cinco unidades.
O consumidor só descobre o que tem em cada pacote quando abre e olha as peças.
Os cards são separados em três categorias, conforme a raridade: “Hero” para as versões mais comuns, “Premium” para as intermediárias, e “Legend” para as mais raras. O comprador pode escolher qual nível de raridade deseja no pacote.
Como referência, os modelos “hero” serão responsáveis por cerca de 80% das imagens, os “premium” representam aproximadamente 15% e os “legend” estão em menos de 5% dos pacotes.
São duas coleções disponíveis, por enquanto: a “GT Series” (esquerda) e a “Pen and Paper” (direita).
A GT conta com 23 cards diferentes e possui carros das linhas GTs, contando com Gol, Golf, Virtus, Polo, entre outros; a Pen and Paper possui 45 cards diferentes e conta com visuais desenhados a mão com caneta e papel.
“É uma nova experiência para os fãs da marca interagirem utilizando a tecnologia dos NFTs e tudo o que ela proporciona. Somando as duas coleções, estamos lançando cerca de 60 cards digitais representando modelos consagrados e ícones da Volkswagen”, afirma Ciro Possobom, COO da VW Brasil e vice-presidente de Finanças e TI da Volkswagen do Brasil e Região SAM.
Os consumidores pode se cadastrar também para receber os novos pacotes de cards assim que eles saírem — as coleções são limitadas.
No momento, o consumidor que fizer a compra poderá apenas guardar na plataforma. Mais adiante será possível comercializar (mais abaixo).
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Quanto custam os cards?
Os preços partem de R$ 50 e vão até R$ 75.
A plataforma de compra já está em funcionamento. Por exemplo, a coleção GT só possui 28 cards Legend disponíveis — de um total de 100. Só nesta segunda-feira (11), 72 foram vendidos.
Além disso, os consumidores podem pagar com Pix, cartão de crédito ou criptomoedas.
“Na Digital Garage, será possível pagar de várias maneiras. Conforme percebermos o amadurecimento da plataforma podemos pensar em alocar uma página oficial da Volkswagen associada à Digital Garage em outros canais disponíveis”, afirma Rabelo.
Em uma hora de plataforma online a empresa vendeu 130 pacotes de figurinhas.
O que o cliente pode esperar?
Além dos pacotes de cards já disponíveis, o próximo passo é promover leilões de itens únicos no formato NFTs — ainda no primeiro semestre deve ser lançado um marketplace, em que os usuários poderão comprar e vender cards entre si e acessar a garagem de outros colecionadores.
As pessoas poderão trocar os cards repetidos no ambiente deste marketplace.
“Outro diferencial é a interação entre o mundo físico e virtual. O consumidor poderá, por exemplo, comprar um NFT e ganhar um ingresso de um show que estaremos patrocinando. Estamos pensando em alguns benefícios”, explica Rabelo.
Disponíveis no mundo todo
Rabelo destacou que o projeto foi criado para atender a América Latina, com versões de cards especiais desenvolvidos para o público local.
Mas a plataforma é mundial e pode ser comercializada entre US$ 10 e US$ 15 dólares. A Volkswagen não informou o investimento feito no novo negócio.
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