Chegou sua vez?

Receita libera consulta ao 3° lote de restituição de Imposto de Renda nesta sexta

Depósitos serão realizados na próxima sexta (29), com valores corrigidos em 2,02% da Selic

Por  Giovanna Sutto -

A Receita Federal abriu, nesta sexta-feira (22), consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Pouco mais de 5,2 milhões de contribuintes receberão R$ 6,3 bilhões. O pagamento será realizado no dia 29 de julho.

A consulta foi liberada, às 10h (horário de Brasília), no site da Receita e pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).

Quem recebe a restituição em julho, no terceiro lote, vai ter o valor atualizado pela Selic até junho mais 2,02% da taxa básica de juros.

Do valor total restituído, pouco mais de R$ 285,3 milhões serão fornecidos aos contribuintes com prioridades. Neste grupo estão as pessoas com idade acima de 80 anos; outros na faixa etária entre 60 e 79 anos; pessoas com alguma deficiência física, mental ou doença grave; e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Já os não prioritários — grupo de 5,1 milhões de contribuintes que entregaram a declaração até o dia 2 de maio — também farão parte do terceiro lote de restituição.

Como fazer a consulta

Para saber se a sua restituição está disponível, basta acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no tópico “Consultar a Restituição“.

“Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas”, diz a Receita.

Além disso, o contribuinte também encontra informações sobre o assunto no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração de IR, via agência e conta ou via chave Pix.

A Receita explica que se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples pelo Portal BB ou acionar a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Calendário de restituição

Confira o calendário de pagamentos:

Lotes Datas 
1º lote31 de maio de 2022
2º lote30 de junho de 2022
3º lote29 de julho de 2022
4º lote31 de agosto de 2022
5° lote30 de setembro de 2022

Não recebeu sua restituição?

Segundo a Receita, o contribuinte deve, antes de tudo, consultar a situação da sua restituição. O ideal é fazer a consulta pelo extrato da declaração, no sistema Meu Imposto de Renda, disponível no e-CAC.

Via de regra o que pode ter acontecido:

  • Ainda não chegou o seu momento (não se preocupe, basta consultar o cronograma acima);
  • Você caiu na malha fina;
  • Você está em malha débito: possui dívidas e sua restituição será utilizada para compensá-las;
  • As informações da sua conta bancária estão erradas ou a conta foi encerrada.

Pagamento da restituição

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração de IR, via agência e conta ou via chave Pix.

A Receita explica que se o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

O cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB; ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá pedir novamente o pagamento. Saiba como pedir a restituição não resgatada no banco.

Calculadora de renda fixa
Baixe uma planilha gratuita que compara a rentabilidade dos seus investimentos de renda fixa:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

Compartilhe