IR 2022

Imposto de Renda: veja como receber a restituição por Pix

Uso da ferramenta de pagamento instantâneo pode evitar erros e facilitar o processo ao contribuinte

Por  Giovanna Sutto -

Uma das novidades da declaração de Imposto de Renda de 2022 é a possibilidade de receber a restituição via Pix, o sistema de pagamentos instantâneos.

O objetivo é evitar erros no preenchimento dos dados bancários, facilitar o processo ao contribuinte e reduzir a necessidade de reagendamento em razão de contas inválidas.

“Em suma, é muito mais fácil lembrar de inserir a chave Pix correta no campo devido do que fazer o mesmo com o número da conta bancária”, explica Valdir Amorim, coordenador tributário da consultoria IOB.

Como funciona

Até o ano passado, os contribuintes com imposto a receber tinham três opções de restituição: conta corrente, de pagamento e de poupança. Neste ano, além das três possibilidades, o Pix foi adicionado.

O contribuinte poderá informar sua chave Pix CPF e receber o valor na conta vinculada ao documento. Somente são válidas as chaves atreladas ao CPF do contribuinte.

A Receita Federal avisa que não é possível receber o valor da restituição em conta de terceiros, nem em conta-salário do contribuinte. Nos casos de conta conjunta, ambos podem indicar a forma de recebimento da restituição.

Além disso, as regras de priorização dos pagamentos dos lotes de restituição seguem valendo mesmo para quem optou pela chave Pix. Idosos, a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e professores, desde que a fonte principal de renda tenha sido o magistério, têm prioridade e recebem antes.

Quem entregar a declaração com antecedência também garante o dinheiro de volta mais cedo.

Como receber via Pix

No momento em que for enviar a declaração, uma tela vai pedir os dados de sua conta. Será possível escolher as opções citadas. Basta selecionar o Pix e informar a chave CPF. Depois, é só clicar em enviar.

Segundo a Receita, o valor da restituição é atualizado pela taxa Selic, acumulada a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% referente ao mês do depósito. Uma vez encaminhado ao banco, o valor da restituição não sofrerá atualizações, independentemente da data em for recebida a restituição.

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

LEIA MAIS

Compartilhe