Quando começa a declaração de Imposto de Renda 2025? Confira aqui

O limite tradicional para o fim do período de envio da declaração é 31 de maio

Maria Luiza Dourado

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Publicidade

A temporada 2025 da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física começará perto da primeira quinzena deste mês. Considerando que o dia 15 de março, data escolhida pela Receita Federal em 2024, cai em um sábado neste ano, a expectativa é que o começo do prazo para o envio das declarações passe para o primeiro dia útil subsequente, que será na segunda-feira, dia 17 de março.

O limite tradicional para o fim do período de envio da declaração é 31 de maio. Neste ano, a data também cai em um sábado.

O calendário definitivo da temporada, as regras para declarar e potenciais alterações serão divulgados pela Receita Federal nesta quarta-feira (12), durante uma coletiva de imprensa, marcada para às 15h. O InfoMoney fará a cobertura ao vivo do evento.

Vale lembrar: a declaração do Imposto de Renda 2025 é referente ao ano-base 2024, ou seja, deve conter os rendimentos, despesas dedutíveis e comprovantes de patrimônio (bens e direitos) do contribuinte, que faz parte do grupo obrigado a declarar, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2024.

Leia mais: Imposto de Renda: quais documentos você precisa reunir para a declaração em 2025?

Quem está obrigado a declarar?

A Receita Federal confirmará todas as informações sobre quem está obrigado a declarar, mas a expectativa de especialistas é que as regras mantenham-se as mesmas (considerando o salário mínimo de R$ 1.412, vigente em 2024).

Continua depois da publicidade

Quem ganhou, em 2024, até R$ 2.259,20 por mês, atual limite máximo da alíquota zero, não precisará entregar a declaração em 2025, bem como:

Onde declarar?

O contribuinte poderá fazer a sua declaração usando o Programa Gerador da Declaração de 2025 ou o site Meu Imposto de Renda (para quem tem conta nível ouro gov.br)

Da mesma forma, quem quiser fazer a declaração por meio de smartphones ou tablets também poderá baixar o aplicativo “Meu Imposto de Renda”.

Continua depois da publicidade

Leia mais: Tabela progressiva do Imposto de Renda 2025: veja faixas e alíquotas

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.