Conteúdo editorial apoiado por

Imposto de Renda: quais documentos você precisa reunir para a declaração em 2025?

Quem se adianta na organização evita cair na malha fina e ainda garante o recebimento mais rápido da restituição

Janize Colaço

(Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)
(Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Publicidade

O período de entrega da declaração do Imposto de Renda ainda não começou, mas os contribuintes já podem se antecipar e organizar a documentação necessária. A entrega da declaração, referente ao ano-base 2024, deve ocorrer a partir da segunda quinzena de março até 31 de maio — e, quem se adianta na organização, tem mais chances de evitar erros.

Afinal, com maior antecedência, fica mais fácil se planejar e encontrar as informações necessárias. No entanto, segundo Cassius Leal, fundador e CEO da Advys Contabilidade, justamente esse é um dos equívocos mais comuns dos brasileiros. “Muita gente deixa para a última hora, e acaba cometendo deslizes que poderiam ser evitados com um pouco mais de organização.” 

O especialista frisa que deixar a declaração para a última hora pode gerar estresse e aumentar o risco de cometer erros ou se esquecer de apresentar alguma informação. Além disso, ele alerta que nos últimos dias do prazo, é comum que o sistema da Receita enfrente instabilidades. “Devido ao grande volume de acessos, por isso, fazer a declaração com antecedência evita imprevistos”, diz.

Preencha o campo corretamente!
E-mail inválido!
Preencha o campo corretamente!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mas vale lembrar que a lista de documentos pode ser extensa, variando conforme o perfil de cada contribuinte. Para facilitar, o InfoMoney reuniu quais são as informações essenciais para apresentar ao fisco, a fim de tornar mais prática a declaração do imposto de renda neste ano.

Quem deve declarar o Imposto de Renda em 2025?

Embora as regras exatas do IR 2025 ainda não tenham sido publicadas pela Receita Federal, algumas mudanças já são esperadas, especialmente no limite de rendimentos tributáveis que obriga a entrega da declaração:

Para quem está na dúvida sobre não precisar declarar o imposto de renda, Morvan Meirelles Costa Junior, do escritório Meirelles Costa Advogados, frisa que, além de casos que não se enquadrem nas hipóteses de obrigatoriedade mencionadas anteriormente, a pessoa pode ficar isenta da tributação se constar como dependente na declaração apresentada por outra pessoa física. 

Continua depois da publicidade

“Serão informados seus rendimentos, bens e direitos, dívidas e ônus, caso os possua. Mesmo na condição de dependente, se tiver auferido rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90, essa pessoa também precisará enviar sua declaração individualmente”, diz.

Outra situação que pode tornar dispensável a apresentação da DIRPF é se o contribuinte se encaixa na condição de proprietário de bens e direitos, cujas propriedades foram declaradas pelo cônjuge. Isso se o valor total exceder R$ 800 mil.

Quais são os documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda?

Para quem já sabe que vai precisar fazer a declaração do IR neste ano, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Federal do Ceará (UFC) elencou todos os documentos necessários. Veja a seguir:

Continua depois da publicidade

Documentação pessoal e de identificação

Comprovantes de Rendimentos

Despesas dedutíveis (redução do imposto a pagar)

Dependentes

Se houver dependentes na declaração, é necessário apresentar:

Bens e direitos

Outros documentos importantes

Por que antecipar a organização dos documentos do IR?

Muitos brasileiros deixam para reunir a documentação na última hora, o que pode levar a erros e até mesmo à necessidade de retificar a declaração do imposto de renda. Aproveitar o período antes da abertura do prazo de entrega pode trazer vantagens.