Dúvida de leitor

Qual valor declarar no IR na compra de um imóvel pela Caixa: o do financiamento ou o da data de aquisição?

Confira as dicas do especialista e o vídeo completo sobre declaração de imóveis

Por  Equipe InfoMoney -

Dúvida do leitor: Estou fazendo a declaração de IR pela primeira vez. Tenho imóvel adquirido através de financiamento da Caixa. A dívida foi quitada há 5 anos e o valor financiado foi de um imóvel de R$ 11 mil. Não tenho nenhum documento que comprove o valor realmente pago através do financiamento, que com certeza foi maior. Declaro o bem por qual valor? 

Resposta por David Soares*

“O imóvel deve ser declarado pelo valor efetivamente pago (entrada, mais prestações, juros e demais acréscimos pagos) na data de aquisição do imóvel, sem qualquer atualização. Não importa em qual banco o financiamento foi feito.

Neste caso, procure a Caixa Econômica Federal e solicite um extrato do financiamento habitacional para que, de posse da documentação hábil, você consiga preencher a declaração corretamente com os valores efetivamente pagos do financiamento e para apresentá-la em caso de questionamento da Receita Federal.

Sendo seu primeiro ano obrigado à entrega da Declaração de Ajuste Anual, inclua o imóvel na ficha de ‘Bens e Direitos’ no grupo ’01 – Bens imóveis’, com o código ’11 – Apartamento ou 12 – Casa’.

Na discriminação, informe os dados da operação, a data e o valor de aquisição e demais dados solicitados da ficha e nos campos de ‘Situação em 31.12.2020’ e ‘Situação em 31.12.2021’, informe os valores pagos pela aquisição do imóvel.”

*David Soares é analista editorial da consultoria tributária IOB e contabilista com MBA em IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi). Autor do Livro: Estrutura Conceitual Básica para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis, e coautor do livro Imposto de Renda de “A” a “Z”.

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

Compartilhe