Dúvida de leitor

IR 2022: Posso ficar sem declarar um bem que foi vendido por falta de comprovantes do negócio?

É obrigação do contribuinte prestar contas à Receita; falta de comprovante não é justificativa, diz especialista

Por  Equipe InfoMoney -

Pergunta de leitor: “Vendi um carro no ano de 2021, mas perdi o comprovante de venda do negócio. Tirei uma cópia no cartório, mas, não acho; o que fazer para declarar esta venda? Posso ficar sem declarar?”

Resposta por David Soares*

“Não. Você deve, obrigatoriamente, dar baixa do veículo vendido na ficha ‘Bens e Direitos’ da declaração da 2022, no grupo ’02-Bens Móveis’ e código ’01 – veículo automotor’.

No campo “Discriminação”, é preciso informar os dados da venda (nome e CPF do comprador, valor da venda e data da operação).

Vale lembrar que se o contribuinte fizer a declaração de 2022 baseada na entregue em 2021, basta editar a informação enviada no ano passado. Se estiver fazendo uma nova versão, é preciso acrescentar essa informação de venda.

Além disso, se o veículo foi vendido por mais de R$ 35 mil, é necessário verificar se a operação gerou ou não ganho de capital.

Para saber isso, faça o download do programa GCAP 2021, insira os dados da venda e faça os cálculos.

Se a venda do veículo gerou um ganho de capital, ou seja, rendeu um lucro para o contribuinte, o Imposto de Renda sobre ele deveria ter sido pago até o último dia útil do mês seguinte ao da venda, sendo necessário, nesse caso, efetuar o pagamento mediante Darf, preenchido com código de receita 4600, com os respectivos acréscimos moratórios (juros de mora + multa de mora).”

*David Soares é analista editorial da IOB, consultoria tributária. Contabilista com MBA em IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi). É autor do Livro: Estrutura Conceitual Básica para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis, e coautor de Imposto de Renda de “A” a “Z”.

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

LEIA MAIS

Compartilhe