Dúvida de leitor

IR 2022: Como declarar o saldo da cota capital de uma cooperativa?

Declaração deve ser feita em “Bens e Direitos”

Por  Equipe InfoMoney -

Dúvida do leitor: No informe de rendimentos da cooperativa veio o saldo da cota capital. Como declarar o valor em “Bens e Direitos” e no restante da declaração? 

Respostas por David Soares*

“O saldo da cota de capital de sociedade cooperativa deve ser informado na ficha ‘Bens e Direitos’, no ‘Grupo 03 – Participações Societárias’, sob o código ’02 – Quotas ou quinhão de capital’.

Depois você deve informar os respectivos valores nos campos ‘Situação em 31.12.2020’ (caso as possuísse nesse ano) e em ‘Situação em 31.12.2021’ conforme indicado no comprovante de rendimentos recebido da cooperativa.

Para o preenchimento das demais fichas da declaração, é de suma importância a identificação da natureza dos rendimentos recebidos da cooperativa no respectivo comprovante de rendimentos recebido.

Por exemplo: os juros pagos por cooperativas, como remuneração do capital social a seus associados, estão sujeitos a tributação mediante aplicação da tabela progressiva, e,  neste caso, esses valores devem ser  informados na ficha ‘Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica’, de acordo com as informações constantes no comprovante de rendimentos.

Por isso é importante que você identifique no comprovante o tipo de rendimento recebido e a forma de tributação, isto é, se exclusivo na fonte, isentos ou sujeitos ao ajuste na declaração”.

*David Soares é analista editorial da consultoria tributária IOB. Contabilista com MBA em IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi). Autor do Livro: Estrutura Conceitual Básica para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis e coautor do livro Imposto de Renda de “A” a “Z”.

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

Compartilhe