Ao fazer a declaração de Imposto de Renda, o contribuinte precisa informar os dados de uma conta bancária para que os valores da restituição, se existirem, sejam depositados.
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Além da conta bancária em si, os contribuintes podem também receber valores a partir da chave Pix CPF. Especialistas consultados pelo InfoMoney afirmam que muitos contribuintes têm problemas no recebimento da restituição por erros na hora de informar a conta bancária à Receita Federal.
“É muito comum os contribuintes errarem os dados da conta bancária para receberem a restituição. Acontece por erro de digitação. E o maior problema é que, geralmente, a pessoa só percebe quando a restituição não cai na conta”, diz Fabiana Madeira, analista tributária da MAG Seguros.
O contribuinte pode também querer trocar essa informação porque mudou de banco ou mesmo por praticidade. A boa notícia é: alterações de dados sobre a conta bancária são possíveis.
Como alterar a conta?
O primeiro passo é consultar a situação da restituição. A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal ou pelo celular, no app Meu Imposto de Renda.
O contribuinte pode se deparar com algumas situações:
Se a situação da restituição estiver como ‘Enviada para o banco, mas não creditada’, provavelmente foi informada uma conta inválida. Neste caso, é preciso reagendar o pagamento ligando para o Banco do Brasil (telefone 4004-0001 capitais ou 0800-729-0001 demais locais) e informar uma conta válida que pertença ao CPF do titular da declaração.
Já se a situação da restituição estiver como ‘em fila de espera’, ‘em processamento’ ou ‘em análise’, é possível alterar a conta pelo e-CAC, entrando em Meu Imposto de Renda e acessando o serviço “Consultar e Alterar Conta para Crédito de Restituição”.
Vale lembrar que para fazer isso é necessário ter uma conta gov.br com nível prata ou ouro.
Outra opção é enviar uma declaração retificadora, alterando os dados bancários. Como retificar o Imposto de Renda? Veja 8 respostas para quem precisa corrigir erros na declaração.
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