Conteúdo editorial apoiado por

Imposto de Renda 2023: é possível alterar a conta bancária para receber a restituição?

Receita Federal diz que contribuintes podem alterar dados bancários a depender da situação da restituição

Giovanna Sutto

Ao fazer a declaração de Imposto de Renda, o contribuinte precisa informar os dados de uma conta bancária para que os valores da restituição, se existirem, sejam depositados.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além da conta bancária em si, os contribuintes podem também receber valores a partir da chave Pix CPF. Especialistas consultados pelo InfoMoney afirmam que muitos contribuintes têm problemas no recebimento da restituição por erros na hora de informar a conta bancária à Receita Federal.

“É muito comum os contribuintes errarem os dados da conta bancária para receberem a restituição. Acontece por erro de digitação. E o maior problema é que, geralmente, a pessoa só percebe quando a restituição não cai na conta”, diz Fabiana Madeira, analista tributária da MAG Seguros.

O contribuinte pode também querer trocar essa informação porque mudou de banco ou mesmo por praticidade. A boa notícia é: alterações de dados sobre a conta bancária são possíveis.

Como alterar a conta?

O primeiro passo é consultar a situação da restituição. A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal ou pelo celular, no app Meu Imposto de Renda.

O contribuinte pode se deparar com algumas situações:

Se a situação da restituição estiver como ‘Enviada para o banco, mas não creditada’, provavelmente foi informada uma conta inválida. Neste caso, é preciso reagendar o pagamento ligando para o Banco do Brasil (telefone 4004-0001 capitais ou 0800-729-0001 demais locais) e informar uma conta válida que pertença ao CPF do titular da declaração.

Já se a situação da restituição estiver como ‘em fila de espera’, ‘em processamento’ ou ‘em análise’, é possível alterar a conta pelo e-CAC, entrando em Meu Imposto de Renda e acessando o serviço “Consultar e Alterar Conta para Crédito de Restituição”.

Vale lembrar que para fazer isso é necessário ter uma conta gov.br com nível prata ou ouro. 

Outra opção é enviar uma declaração retificadora, alterando os dados bancários. Como retificar o Imposto de Renda? Veja 8 respostas para quem precisa corrigir erros na declaração.

LEIA MAIS

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.