Dinheiro na conta

IR 2022: segundo lote de restituição é pago hoje; veja se chegou a sua vez

Crédito de R$ 6,3 bilhões será concedido para pouco mais de 4,2 milhões de contribuintes

Por  Giovanna Sutto -

A Receita Federal vai depositar, nesta quinta-feira (30), os pagamentos referentes ao segundo lote da Restituição do Imposto de Renda.

O crédito de RS 6,3 bilhões será disponibilizado para 4.250.448 contribuintes. Pouco mais de 2,6 milhões de beneficiados integram o grupo dos que possuem prioridade legal, como idosos acima de 80 anos, aqueles entre 60 e 79 anos, com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Outros 2,7 milhões contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 19 de março serão contemplados nesta remessa.

Que horas cai a restituição de Imposto de Renda?

A liberação dos depósitos começa a partir das 10h desta quinta-feira (30).

Como saber a situação da restituição?

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar o documento, corrigindo as informações que porventura estejam inconsistentes.

A Receita disponibiliza, ainda, um aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Onde receber o valor?

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta informada na Declaração de Imposto de Renda, que pode ser conta corrente, poupança ou de pagamento. Neste ano, passou a ser possível informar também a chave Pix CPF.

“Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil”, diz a Receita em seu site.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá solicitá-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Leia também:

Calendário

Veja os próximos pagamentos da restituição:

Lotes Datas 
1º lote31 de maio de 2022
2º lote30 de junho de 2022
3º lote29 de julho de 2022
4º lote31 de agosto de 2022
5º lote30 de setembro de 2022
Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe