IR 2022

Golpe do Imposto de Renda: Receita emite alerta sobre e-mail fake; saiba como se proteger

E-mails fraudulentos imitam logos e mensagens do Fisco com links que podem usurpar valores da restituição do IR

Por  Giovanna Sutto -

A Receita Federal publicou, recentemente, em seu site um alerta: um novo golpe envolvendo o órgão fiscal tem feito muitas vítimas entre os contribuintes que precisam declarar o Imposto de Renda.

“Os golpistas estão utilizando informações a respeito de restituição de Imposto de Renda Pessoa Física para lesar os cidadãos, em mais uma tentativa de golpe envolvendo o nome da Receita Federal”, diz o Fisco em nota.

A Receita explica que golpistas estão enviando, principalmente, e-mails fraudulentos imitando os logos e mensagens do órgão, que contêm links maliciosos que podem prejudicar o contribuinte. Não há dados sobre o número de pessoas que receberam o e-mail fake e nem quem realmente foi lesado.

Em nota, o Fisco compartilhou uma imagem de alguns sinais sobre os golpes.

“Na mensagem fraudulenta abaixo foi usada uma cópia não autorizada da logomarca comemorativa dos 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br, para tentar dar uma impressão enganosa de autenticidade ao conteúdo. Eles ainda informam os dados para recebimento da restituição via Pix, e um link falso para visualizar o comprovante.”, diz a nota.

Veja:

Golpe

Como se proteger

O contribuinte precisa ter muita cautela em relação à comunicação com a Receita Federal. A recomendação é sempre contatar os canais oficias, sobretudo, o Portal e-CAC, com acesso por meio da conta gov.br.

“Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no e-Cac”, diz.

A conta gov.br permite acesso aos serviços públicos pelo formato digital, ao mesmo tempo em que identifica cada cidadão que faz uso da ferramenta.

Neste ano, a Receita aumentou o nível de segurança de suas plataformas. Os contribuintes poderão acessar o e-Cac com login único com contas gov.br nível prata ou ouro, que têm mais recursos de proteção. O InfoMoney já explicou como fazer o upgrade das contas gov.br. 

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

LEIA MAIS

Compartilhe