Conteúdo editorial apoiado por

Consulta ao 1º lote de restituição deve ser liberada nesta semana; veja como fazer

Contribuintes do RS serão contemplados em 31 de maio

Giovanna Sutto

Publicidade

A Receita Federal deve abrir, nesta sexta-feira (24), às 10h (horário de Brasília) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Ainda não há mais detalhes sobre quantas pessoas serão beneficiadas. Por padrão, a consulta é aberta sempre uma semana antes do pagamento do lote. O primeiro pagamento acontece em 31 de maio.

O que o Fisco já antecipou é que pagará mais de R$ 1,1 bilhão somente para contribuintes do Rio Grande do Sul no primeiro lote de restituições deste ano. Nesse lote, estão incluídas as restituições de cerca de 900 mil declarantes gaúchos.

Além desse grupo, os demais contribuintes que já enviaram suas declarações podem conferir se receberão os valores já neste primeiro lote – seguindo a ordem de prioridades.

Continua depois da publicidade

Como consultar a restituição?

No site da Receita Federal, o contribuinte pode consultar se a sua declaração já foi processada. Por lá, também é possível saber antecipadamente em qual dos lotes a respectiva restituição será paga.

Basta pesquisar no Consulta à Restituição, informando CPF, exercício da declaração, data de nascimento do contribuinte e código verificador.

Também é possível obter informações no portal de serviços da Receita, que vai substituir o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Basta procurar por “Meu Imposto de Renda” e depois por Restituição do IRPF.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Calendário da restituição

Veja abaixo o calendário de restituições em 2024:

Segundo a Receita, o valor da restituição é corrigido pela taxa Selic, acumulada a partir do mês de maio até o mês anterior ao pagamento, acrescido de mais 1% no mês do depósito.

Como receber a restituição?

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix CPF.

Continua depois da publicidade

O depósito é feito conforme as regras de prioridades, nesta ordem:

A Receita Federal explicou que, dentro de cada grupo de prioridades, a ordem de pagamento da restituição seguirá o critério de envio do documento. Quem entrega primeiro, recebe primeiro.

Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.