Conteúdo editorial apoiado por

Consulta ao 1º lote da restituição do IR 2023 é liberada hoje; veja se está na lista

A partir das 10h, contribuintes já conseguem confirmar se serão contemplados no dia 31 de maio com o pagamento

Giovanna Sutto

(Getty Images)

Publicidade

A Receita Federal abre nesta quarta-feira (24), às 10h (horário de Brasília), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023.

Os valores serão pagos pela Receita no dia 31 de maio. Serão distribuídos R$ 7,5 bilhões aos contribuintes, maior valor da história, segundo o Fisco.

O lote contempla 4,1 milhões de contribuintes que estão fila de prioritários, como:

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A entrega da declaração termina em 31 de maio, às 23h59. Até as 16h30 desta terça (23), a Receita Federal recebeu pouco mais de 28,7 milhões de declarações. A expectativa é chegar a 39,5 milhões até o final do prazo.

Como fazer  a consulta?

Para fazer a consulta, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Se for detectada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la corrigindo as informações.

O aplicativo da Receita para tablets e smartphones também permite consulta sobre a liberação das restituições e situação CPF.

Caso o crédito não seja depositado na data, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O resgate deve ser feito pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.