Governo Federal

Após pressão, servidores públicos têm três cenários de reajuste salarial; veja qual mais agrada Bolsonaro

Funcionalismo público quer travar aumento salarial apenas para servidores da segurança pública

Por  Reuters -

O governo segue sem definição sobre eventual reajuste a servidores públicos federais e avalia três cenários distintos com diferentes tipos de benefício, informou uma fonte do governo que acompanha as negociações, em meio à elevação das pressões de categorias do funcionalismo.

A ideia com maior concordância do Ministério da Economia, segundo a fonte, prevê a concessão de 400 reais adicionais de auxílio-alimentação por mês a todos os servidores federais, medida que alcançaria apenas servidores ativos e, proporcionalmente, beneficiaria mais aqueles com salários menores.

Pelo cálculo da pasta, a iniciativa consumiria a verba de R$ 1,7 bilhão anteriormente reservada no orçamento deste ano para conceder reajustes a carreiras da segurança pública.

A segunda opção seria conceder reajuste linear de 4% ou 5% a todos os servidores federais a partir de julho deste ano. Nesse caso, o custo seria mais alto, de 5 bilhões de reais a 6 bilhões de reais apenas para os seis meses de vigência em 2022. Seria necessário encontrar espaço no teto de gastos para acomodar essa despesa adicional.

O terceiro cenário, segundo a fonte, seria usar a verba de R$ 1,7 bilhão para dar reajuste a algumas carreiras específicas, o que poderia incluir policiais federais, policiais rodoviários federais e agentes penitenciários, além de carreiras que estão fazendo paralisações, como as da Receita Federal e do Banco Central.

De acordo com esse integrante do governo, a terceira opção agrada ao presidente Jair Bolsonaro, que tem tentado atender aos profissionais da segurança. A equipe econômica, porém, é contra a medida por considerar que o benefício a categorias específicas deflagraria uma onda de protesto no restante do funcionalismo.

Leia também:
Greve de servidores do BC interrompe estudos do Real Digital
Greve no BC pode afetar atividades preparatórias do Copom

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

Compartilhe