Conteúdo editorial apoiado por
IM Trader

S&P 500: Após os 5 mil pontos, até onde o índice pode ir, pela análise técnica?

Índice americano aponta para resistência nos 5,2 mil pontos

Rodrigo Petry

Publicidade

O S&P 500, índice que reúne as 500 maiores empresas de capital aberto dos Estados Unidos, vem rompendo máximas neste mês de fevereiro, após passar dos 5 mil pontos.

Nesta terça-feira (27), o índice fechou aos 5.078 pontos. Assim, em 2024, o índice acumula alta de 6,4% e, nos últimos doze meses, avança 27,5%.

O principal índice americano vem com movimento de alta desde outubro de 2022, quando fez fundo na região dos 3.492 pontos, e, desde então, vem respeitando a Linha de Tendência de Alta (LTA), conforme gráfico logo abaixo.

Continua depois da publicidade

Entretanto, após o topo na região dos 4.607, em julho de 2023, começou a cair, “fazendo topos e fundos descendentes”, gerando uma Linha de Tendência de Baixa (LTB), que acabou rompendo a LTA, formada anteriormente.

Desde meados do ano passado, porém, após o movimento “saudável” de correção técnico, o S&P 500 vem avançando.

Gráfico S&P 500. Fonte: TradingView. Elaboração: Rodrigo Paz

S&P 500: Correção e recorde

“Podemos observar que, após romper a LTA, e fazer um fundo no patamar dos 4.104 pontos, em outubro de 2023, o índice testou o suporte em uma região de bipolaridade [região que antes era uma resistência e se tornou um suporte]. Nesse patamar de preço, identificamos uma atuação fortíssima da ponta compradora, levando o índice a romper a LTB em poucos dias. Após este rompimento, o S&P 500 engatou uma nova tendência de alta, gerando uma euforia no mercado. Essa euforia pode ser identificada pela inclinação de sua nova LTA, que vem sendo respeitada”, explica o analista técnico Rodrigo Paz.

Continua depois da publicidade

De acordo com ele, utilizando a projeção de Fibonacci, ligando o fundo de outubro de 2022 com o topo de julho de 2023 e o fundo de outubro de 2023 (linha pontilhada do gráfico acima), podemos observar que o índice já rompeu quase todas as projeções, faltando alcançar somente os 100% de Fibonacci, na região dos 5.219 pontos.

“Estamos falando de um alvo muito possível de ser atingido ainda em 2024”, disse, em relação ao alvo, pela análise técnica, nos 5.219 pontos.

Suporte

Conforme ele, porém, também pode haver correção. Dessa forma, há importantes pontos de suporte a serem respeitados.

Continua depois da publicidade

“Primeiramente, a região de topo anterior, que pode coincidir com um teste na atual LTA. em 5.020 pontos, e logo abaixo temos os patamares de 4.920, 4.795 e 4.660 pontos”, finaliza ele.

Guias de análise técnica:

Quer saber mais sobre o universo trader? Se inscreva, então, na Sociedade do Gain, evento online e gratuito, que acontece nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, trazendo grades nomes internacionais do trader, como Al BrooksJohn Bollinger e Jake Bernstein.