SoftBank vai investir mais US$ 3 bilhões em startups da América Latina

Novo veículo vem após resultados investindo em empresas de tecnologia no mercado latino-americano. SoftBank aportou em 48 empresas, incluindo 15 unicórnios

Mariana Fonseca

Publicidade

SÃO PAULO – O conglomerado japonês de telecomunicações SoftBank vai fazer uma nova aposta nas startups da América Latina. Depois de investir US$ 5 bilhões por meio do SoftBank Latin America Fund, a empresa anunciou nesta terça-feira (14) o lançamento do SoftBank Latin America Fund II.

O veículo vem após bons resultados investindo em empresas de tecnologia no mercado latino-americano. Lançado em março de 2019, o SoftBank Latin America Fund investiu em 48 empresas, incluindo 15 dos 25 unicórnios latino-americanos. Alguns exemplos são Gympass, Madeira Madeira, Mercado Bitcoin, Quinto Andar e Rappi.

Leia mais
Mercado Bitcoin: os bastidores do primeiro unicórnio das criptomoedas no Brasil

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O primeiro fundo também apresentou uma taxa interna de retorno de 85% em dólares, evidenciando “o rápido crescimento da América Latina”, segundo o SoftBank. De acordo com o comunicado, foram US$ 3,5 bilhões investidos em empresas, e essa parcela tem um “valor justo” de US$ 6,9 bilhões até 30 de junho de 2021.

O novo fundo terá mais US$ 3 bilhões para investimentos, totalizando um comprometimento de US$ 8 bilhões do SoftBank com a região. Em comunicado, a empresa afirmou que ainda avalia oportunidades de levantar capital adicional para o segundo fundo.

O veículo tem um escopo amplo. Pretende “investir em empresas habilitadas para tecnologia, em todos os países e setores, em todos os estágios de seu desenvolvimento, desde a fase inicial até se tornarem públicas, em toda a região, que hoje tem rápido desenvolvimento”. Também vai “identificar investimentos em potencial que utilizam tecnologias emergentes e IA para definir e remodelar novos setores, com foco em comércio eletrônico, serviços financeiros digitais, saúde, educação, blockchain e softwares corporativos”.

Continua depois da publicidade

“A América Latina é uma das regiões econômicas mais importantes do mundo e o SoftBank continuará impulsionando a adoção de tecnologia, que beneficiará centenas de milhões de pessoas”, escreveu no mesmo comunicado Masayoshi Son, presidente do SoftBank Group. “Há muita inovação e disrupção ocorrendo na região e acredito que as oportunidades de negócios nunca foram tão grandes. A América Latina é uma parte crucial de nossa estratégia – e é por isso que estamos expandindo nossa presença e dobrando nosso compromisso, com Marcelo [Claure] no comando.”

Claure lidera os SoftBank Latin America Funds, além de ser o diretor executivo da vertical SoftBank Group International. No comunicado, afirmou que “nos últimos dois anos, vimos um tremendo sucesso e retorno do SoftBank Latin America Fund, que superou em muito as nossas expectativas”.

O executivo também acredita que 2022 será o maior ano da história da América Latina em número de IPOs, ou ofertas públicas iniciais de ações. “O trabalho e a visão incríveis que os empreendedores latino-americanos vêm demonstrando na região nos dá confiança de que sua transformação digital continuará a acelerar. (…) Agora é a hora de dobrarmos nosso compromisso com a região. Continuaremos a apoiar o crescimento de empresas de tecnologia em quase três dezenas de países e temos orgulho de ser o investidor em tecnologia mais ativo na região.”

Aprenda a construir e escalar um negócio com uma das histórias de maior sucesso do varejo brasileiro. Clique aqui para ouvir a história do Magazine Luiza.

Tópicos relacionados

Mariana Fonseca

Subeditora do InfoMoney, escreve e edita matérias sobre empreendedorismo, gestão e inovação. Coapresentadora do podcast e dos vídeos da marca Do Zero Ao Topo.