Do Zero ao Topo: SAGA Magalu

Episódio 01: uma lojinha em Franca

No primeiro episódio do podcast Do Zero ao Topo SAGA Magalu descubra como uma mulher visionária começou a empresa em 1957

Pouco antes das 10h da manhã, Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, dá o último gole em uma latinha de energético. Em plena terça-feira, 17 de agosto de 2021, a combinação de cafeína e taurina se faz necessária para encarar um dia cheio. O executivo acabou de descer de um palco e tem mais apresentações e entrevistas para dar durante a Expo Magalu. O evento é repleto de lançamentos para agradar os 90 mil lojistas que integram o marketplace do Magazine — um dos principais pilares do crescimento da empresa

O energético ingerido talvez ajude Fred também a aguentar o pique de sua mãe, Luiza Helena Trajano. “Eu sempre tive pouco sono. Até hoje mando mensagem pro meu time de madrugada. Sempre aviso eles pra não se preocuparem. Eu sou assim”, diz Luiza Helena no palco do evento.

Esse ritmo intenso do Magazine Luiza — que em 2020 e 2021 parece fazer um anúncio importante, quase sempre uma aquisição, toda semana — está presente desde o início na história da empresa, fundado em 1957. Nos primeiros anos, era comum que a polícia batesse à porta da loja 01 em Franca, no interior de São Paulo, com receio de que as luzes acesas às duas da manhã fossem indício de criminosos no local. Mas era sempre a fundadora do Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato, tia da Luiza Helena, trabalhando.

A história das décadas iniciais da construção da varejista que hoje é a mais valiosa da bolsa brasileira é tema do primeiro episódio do podcast Do Zero ao Topo: SAGA Magalu. Dividido em seis partes, o podcast abordará a história da construção da empresa dos dias iniciais até o momento atual. É possível seguir e escutar o programa via ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox, Amazon Music e outros agregadores de áudio do país.

Luiza Trajano Donato e Luiza Helena Trajano, em 2007 (Arquivo/Magazine Luiza)

“Ela começou a montar a loja para gerar emprego para a família. Então, nós já começamos com um propósito”, conta Luiza Helena sobre sua tia.

A tia Luiza comprou a loja em 1957 com dinheiro apenas para pagar a primeira prestação. Nascida em Franca, fez fama na cidade como uma das melhores vendedoras.

Ao comprar a primeira loja, na época chamada “A Cristaleira”, tia Luiza juntou as economias para anunciar a nova direção do espaço na rádio. Ao invés de um comunicado simples, montou uma campanha, com muitos prêmios, para escolher o novo nome da loja. 

Assim, ela criou logo de cara uma estratégia pra engajar os clientes. Com sua fama na cidade, o nome “Magazine Luiza” foi escolhido como o grande vencedor.

O apetite ao risco e um treinamento intenso de vendas são características dos anos iniciais do Magazine que permanecem até hoje. Para conferir os detalhes das primeiras décadas da construção da empresa, ouça o podcast.

Primeira loja do Magazine Luiza em Franca, São Paulo (Marcelo Fradim)

Sobre o Do Zero ao Topo SAGA

Lançado pelo InfoMoney em maio de 2019, o Do Zero ao Topo se consolidou como um dos maiores podcasts de empreendedorismo e negócios do país. Em episódios semanais, o programa trouxe mais de cem empreendedores e empresários como José Galló (Lojas Renner), Guilherme Benchimol (XP Inc.), Alexandre e Anderson Birman (Arezzo), David Neeleman (Azul), Sofia Esteves (Cia de Talentos) David Feffer (Suzano), Traudi Guida (Le Lis Blanc), Abílio Diniz, entre outros.

O Do Zero ao Topo SAGA é uma série especial que vai trazer o que está por trás de grandes movimentos do mundo dos negócios em episódios narrados. Nesta primeira temporada, a equipe do podcast mergulhou em uma das maiores histórias de empreendedorismo e turnaround do país nos últimos anos: a do Magazine Luiza.

Para contar a SAGA Magalu, o podcast percorreu cerca de 1.700 km, entrevistou mais de 50 pessoas, realizou 60 horas de gravação e envolveu 11 profissionais. O resultado são os 6 episódios que vamos publicar a partir de 18 de agosto, sempre às quartas-feiras às 18h.