Conteúdo editorial apoiado por
IM Trader

Quem começa no day trade tem que ter em mente qual é seu objetivo, diz Rodrigo Cohen

Um dos traders mais influentes do país vê o treino na operação como relevante para alcançar metas

Augusto Diniz

Conteúdo XP

Publicidade

Trader com mais de uma década de atuação, Rodrigo Cohen considera importante olhar as possibilidades de operação no mercado como forma de crescer.

Cohen começou no mercado financeiro como assessor. “Não sabia que as pessoas podiam fazer trade”, contou ao participar do programa 50 do GainDelas. “Então, fui aprendendo e tomei gosto pelo risco. Eu sempre gostei do risco. Comecei operando, obviamente perdendo”, diz.

“Comecei a treinar mais e vi que dava para ganhar dinheiro com aquilo. Sai do escritório (que era assessor), vendi minha parte e fui fazer trade”, relata.

Continua depois da publicidade

De 2013 em diante, Rodrigo Cohen passou a operar com day trade. Ele lembra que o material educacional sobre o tema era escasso. No fim, acabou abrindo tempos depois a Escola de Investimentos.

Day trade: pessoas inspiram

“A gente só consegue ganhar aquilo que vemos”, afirma. “Quando se está vendo que outras pessoas estão ganhando, isso passa a nos inspirar que é possível ganhar”, acrescenta.

Eleito um dos traders mais influentes do país, Cohen vê a atividade sempre em evolução. “Não gosto como operava antigamente”, cita, para exemplificar que a operação no mercado está sempre em movimento e se inovando na técnica.

Continua depois da publicidade

Trader robô

Rodrigo Cohen faz trade hoje “na mão”, mas também usa trader robô. “Recomendo, se tiver oportunidade. A gente usa a OnTick, plataforma disponível na XP”, afirma.

Para quem pretende iniciar no trade, ele acha essencial se fazer algumas perguntas para si mesmo: “Onde quer chegar? Está começando no trade para quê? O que quer construir? Qual o objetivo? Daqui a seis meses eu quero estar ganhando quanto, aprendido quanto? E o risco?”

O trader acha relevante seguir na rede social não somente aqueles que ganham no mercado financeiro, mas também os que perdem, se atentar para o que as pessoas estão fazendo. “E treinar”, diz.

Continua depois da publicidade

Replay para treinar

Cohen usa o chamado replay de mercado, que possibilita selecionar negociação específica na bolsa para realizar estudos. Ele utiliza o recurso para treinar, utilizando mais contrato e metas mais ousadas.

“Se eu percebo que durante duas, três semanas seguidas, um mês, eu consigo bater (no replay) a meta quatro dias seguidos, vejo que é possível – então, estou conseguindo chegar a meta de forma consistente”, diz.

Segundo o trader, isso é uma maneira de ficar mais tranquilo quando for operar de forma real com metas mais ousadas. “O trade flui melhor”, afirma o experiente investidor, que até hoje treina para alcançar seus objetivos reais.

Continua depois da publicidade

Guias trader:

Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice. As melhores plataformas para operar na Bolsa. Abra uma conta na XP.