Conteúdo editorial apoiado por
IM Trader

Quais são as diferenças entre Day Trade, Swing Trade e Position Trade?

Antes de começar a opera com ações e índices é necessário entender qual é a modalidade mais adequada

Rodrigo Paz

Publicidade

Muito se fala hoje em dia de trade, de como fazer, dos diferentes tipos de análises, dos melhores tempos operacionais, melhores horários… Mas você já parou para pensar qual modalidade é mais adequada ao seu perfil? 

Várias pessoas iniciam no day trade, que é de certa forma, a modalidade mais comentada e mais complexa, pois ela exige mais habilidades e maior tempo acompanhando o mercado.

Sabe-se também que day trade é uma modalidade possível de se obter ganhos, de certa forma, mais acelerada. Porém, quando se tem possibilidades grandes ganhos, também há risco de grandes perdas.

Continua depois da publicidade

E nem todos estão preparados para o mesmo tipo de risco.

Por isso, é importante, caso se queira entrar no universo de compra e venda de futuros e de ações, entender seu perfil e a melhor forma de operar no mercado.

Dentro das modalidades de trade, portanto, podemos separá-las em três: day trade, swing trade e position trade.

Continua depois da publicidade

Cada forma terá rendimentos, características e tempo de atuação distintos. Assim, ao se conhecer o funcionamento de cada, ficará mais fácil sabem qual é a estratégia mais adequada de operar. 

Day trade

O day trade é a operação mais rápida, pois ele terá início e fim no mesmo dia. A sua principal característica é essa, pois o trader não carrega a posição para o dia seguinte.

Logo, pode-se ver que demanda bastante atenção e tempo aos trades. Por ser algo mais rápido, o trader irá utilizar tempos gráficos menores, que serão representados por minutos.

Continua depois da publicidade

Isso faz com que o trader desta modalidade tenha maior disponibilidade de tempo, pois ele tem que acompanhar as movimentações do mercado para buscar oportunidades ao longo do dia.

A principal vantagem do day trade é que com boa análise podem surgir diversas oportunidades ao longo dia.

Porém, é necessário atenção, pois como a operação é de curtíssimo prazo, os ativos tendem a se movimentar com maior volatilidade aos ruídos do mercado.

Continua depois da publicidade

É importante mencionar ainda que esta modalidade exige muita experiência e uma gestão de risco muito eficiente. 

Swing trade

No swing trade, o trader irá buscar oportunidade em ativos por um prazo curto, mas superior ao day trade.

A característica deste tipo de operação é entrar em uma operação que irá durar acima de um dia, podendo se estender por dias ou por semanas.

Aqui o ativo ainda terá sensibilidade aos ruídos do mercado, porém inferior ao day trade, onde terá uma influência mais forte.

Pode-se acrescentar que nesta modalidade irá operar o trader que busca ficar menos tempo na tela e que busca capturar bons movimentos em alguns dias ou semanas em ações ou derivativos.

A expectativa é encontrar boas regiões de preços e auferir ganho ao longo desses dias com as operações abertas. Faz sentido diversificar as operações para capturar boas oportunidades, e também diversificar o risco.

Assim como no day trade, nesta modalidade é importante o estudo, a experiência e uma gestão de risco muito eficaz.  

Position trade

Por fim, o position trade (ou buy and hold) traz características diferentes da modalidades anteriores. Aqui, o trader terá uma visão de longo prazo, ou seja, ele irá comprar ativos para carregá-los, buscando auferir ganhos num prazo maior.

Aqui ele irá adquirir ativos para operações de meses ou anos. Logo, ele irá utilizar gráficos com tempos maiores para buscar boas entradas.

Este tipo de operação é mais comum para investidores de longo prazo para construção de patrimônio.

Outra característica relevante é que o investidor não tem necessidade de ficar muito tempo na tela, pois como são operações longas ele pode ter maior tranquilidade para acompanhar suas operações.

Assim como nas demais modalidades, é importante manter um nível adequado de diversificação e um sistema de gestão de risco eficiente.

Uma grande vantagem do position trade é a redução de custos, pois como esse investidor carrega mais os ativos e não opera com base em especulação, como de notícias. 

O que há em comum entre as estratégias?

Então, agora, você já sabe como funcionam as principais modalidades de trade, e com isso conseguirá analisar qual faz mais sentido para suas operações. 

Independente, porém, da modalidade escolhida, algumas características serão comuns para todos os traders. São elas:

(Por Rodrigo Paz)

Guias de análise técnica:

Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice. As melhores plataformas para operar na Bolsa. Abra uma conta na XP.