Prévia do PIB, tensão eleitoral nos EUA e ADRs no feriado: o que acompanhar na próxima semana

Tudo que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Rodrigo Tolotti

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Após uma semana de recuperação para o Ibovespa e para os mercados internacionais, os próximos dias serão de agenda fraca de indicadores, mas com eventos importantes, principalmente nos Estados Unidos, onde a eleição se aproxima.

Enquanto os investidores seguem com alguma esperança de que o Congresso e o governo americano conseguirão chegar a um acordo de um novo pacote de estímulos, a corrida eleitoral esquenta com muitas incertezas.

Está programado para quinta-feira (15) o segundo debate entre os presidenciáveis Donald Trump e Joe Biden. Porém, com o recente caso positivos de Covid-19 do republicano, a comissão de cuida dos debates decidiu alterar o formato para um encontro remoto, o que levou Trump a dizer que não irá participar.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Diante disso, sua campanha informou que ele iria realizar um comício no horário que seria o debate. Agora fica a expectativa sobre cancelamento ou adiamento do debate para garantir a saúde de todos em um encontro presencial, ao mesmo tempo que Trump corre para retomar sua campanha após o isolamento em um cenário de cada vez maior distância entre ele e Biden nas pesquisas.

No cenário corporativo internacional, destaque para o início da temporada de resultados do terceiro trimestre nos EUA na terça-feira (13), com atenção especial para alguns grandes bancos, como JPMorgan e Citigroup.

Entre os indicadores, a semana terá alguns dados de atividade e de inflação, com destaque para o dado de preços ao consumidor (CPI), com expectativa de alta de 0,2% na comparação mensal, segundo dados da Refinitiv, ante alta de 0,4% no mês anterior.

Continua depois da publicidade

Os investidores também ficarão de olho nos números da segunda maior economia do mundo, a China, com os dados de exportações e importações na segunda-feira (12) e com as inflações ao produtor e consumidor na quarta (14). Por lá, todos os indicadores são divulgados à noite pelo horário de Brasília.

Agenda doméstica

No Brasil, a semana será menor por conta do feriado de Nossa Senhora Aparecida na segunda-feira (12), mas investidores devem ficar atentos aos ADRs das companhias brasileiras negociadas em Nova York. Nos EUA, também é feriado, de Dia de Colombo, mas as bolsas irão funcionar normalmente.

Na Bolsa, atenção para a estreia do Grupo Mateus na B3 na terça. A empresa realizou esta semana a maior oferta inicial de ações (IPO) de 2020 e também cravou o maior IPO de uma empresa do Nordeste na Bolsa.

Continua depois da publicidade

Entre os indicadores, dados de inflação e atividade ficam no radar, com destaque para o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O dado será divulgado na quinta-feira (15).

Semana dos Vencedores: aprenda a fazer operações com potencial de ganho de R$ 50 a R$ 500, operando apenas 10 minutos por dia, em um workshop gratuito!

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.