Publicidade
Mais um feriado encurta a semana de negociações no mercado financeiro brasileiro. Na sexta-feira (21), dia de Tiradentes, a B3 estará fechada e o calendário de indicadores econômicos por aqui também fica mais enxuto.
Na segunda-feira (17), além do costumeiro Relatório Focus, com as previsões semanais dos economistas, o Banco Central vai divulgar seu índice de atividade econômica, o IBC-Br, ainda referente ao mês de janeiro. O consenso Refinitiv prevê uma retração de 0,15%, enquanto o Itaú projeta estabilidade para o proxy do PIB brasileiro.
Já a equipe de analistas do Bradesco reforça que “janeiro deve ter sido o pior mês para a atividade econômica do primeiro trimestre”. O banco acredita que os dados de fevereiro e março devem vir “um pouco melhores”.
Continua depois da publicidade
Na quarta-feira (19) sai o dado de produção industrial de fevereiro. O consenso Refinitiv prevê uma leve alta mensal de 0,1% e contração de 1,6%, em bases anuais. O Itaú, um pouco mais pessimista, prevê queda mensal de 0,5%, puxada por uma retração no setor de manufaturas.
Primeiro Livro Bege após crise dos bancos regionais
Nos Estados Unidos, o principal destaque da agenda é o Livro Bege, o sumário das condições econômicas do país. O documento vai ser divulgado na quarta-feira e ganha mais importância, segundo os analistas do Bradesco, pois pode indicar percepções de dirigentes do Federal Reserve a respeito da dinâmica do crédito, após a crise dos bancos regionais.
A semana também vai ser marcada por uma série de aparições e de dirigentes do Fed em eventos e seus discursos poderão dar pistas sobre os próximos passos da autoridade monetária em relação aos juos.
Continua depois da publicidade
Outros indicadores para se ficar de olho nos próximos dias são o Índice de Manufatura Empire State, já na segunda-feira, e os dados de variação de estoques de petróleo previstos para terça (18) e quarta-feira. Os números podem mexer com os preços da matéria-prima depois que os países exportadores decidiram enxugar a produção.
Inflação na Europa e no Reino Unido
Na Europa, atenção para discursos de autoridades do setor financeiro. Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE) fará um discurso nesta segunda-feira no Conselho de Relações Internacionais.
Na quarta-feira, Zona do Euro e Reino Unido divulgam seus índices de preços ao consumidor referentes à março. Para o HICP (sigla em inglês para índice harmonizado de preços ao consumidor), da Zona do Euro, o consenso Refinitiv prevê alta mensal de 0,9%. Já para o CPI britânico, a média das projeções do mercado apontam para avanço de 0,5% na comparação com fevereiro.
Continua depois da publicidade
Expectativa de avanço para o PIB chinês
Na noite de segunda-feira, a China vai divulgar um conjunto de dados com potencial para mexer os mercados globais. Além de vendas do varejo, produção industrial, taxa de desemprego, os investidores vão conhecer o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) chinês no primeiro trimestre de 2023.
O consenso Refinitiv prevê que a economia chinesa tenha avançado 2,2% na comparação com o quarto trimestre de 2022 e projeta alta de 4% em termos anuais.
“Esses dados serão um termômetro importante para medir a retomada do consumo das famílias no país e pautar expectativas de crescimento para 2023”, diz relatório semanal do Bradesco. Os chineses fixaram meta de crescimento econômico de 5% para este ano.
Continua depois da publicidade
Na quarta-feira, o Banco do Povo Chinês (PBOC, na sigla em inglês), se reúne para decidir sobre a taxa de referência de empréstimos de 1 ano do país, atualmente em 3,65%.
Empresas brasileiras começam a divulgar resultados do 1T23
A temporada de balanços do primeiro trimestre de 2023 aqui no Brasil começa a engatinhar, com os resultados das Indústrias Romi (ROMI3) previstos para terça-feira, após o fechamento da Bolsa. Na quinta-feira (20), a siderúrgica Usiminas (USIM5) apresenta seus números antes da abertura da Bolsa.
Confira o calendário de resultados do 1º trimestre de 2023 da Bolsa brasileira
Continua depois da publicidade
Nos Estados Unidos, a leva de resultados trimestrais começou oficialmente na última sexta e os números de JP Morgan, Wells Fargo e Citigroup superaram as expectativas do mercado.
A outra metade dos grandes bancos americanos divulgam seus números nos próximos dias. Na terça (18), saem os balanços de Bank of America (BofA) e Goldman Sachs. Na quarta (19), o do Morgan Stanley.
Mas esses não são os únicos nomes de peso da temporada de resultados esta semana. A Netflix soltará seus números na terça-feira e a Tesla, de Elon Musk, na quarta.
Temporada de resultados dos EUA deve ser marcada por “recessão” nos lucros e projeções mais fracas
Johnson & Johnson, Snap, American Express, Procter & Gamble e American Airlines são outros destaques no calendário de balanços esta semana.