Em mercados

BCE está esboçando planos para comprar ativos, diz Draghi

Mais cedo, a autoridade monetária anunciou a manutenção da taxa básica de juros da Zona do Euro em 0,75% ao ano

Mario Draghi_BCE
(Reuters)

SÃO PAULO - O Banco Central Europeu (BCE) irá esboçar um mecanismo nas próximas semanas para fazer compras diretas a fim de estabilizar custos de empréstimo altos da zona do euro, afirmou nesta quinta-feira o presidente do BCE, Mario Draghi.

"O Conselho de Administração, dentro de sua responsabilidade de manter a estabilidade de preços no médio prazo e no cumprimento de sua independência de determinar a política monetária, pode fazer operações diretas no mercado aberto de tamanho adequado para atingir seu objetivo", afirmou Draghi depois de o BCE ter mantido a taxa de juros da zona do euro em 0,75 por cento.

"O Conselho de Administração considerará mais medidas de política monetária não padrão de acordo com o que é exigido para consertar a transmissão da política monetária. Nas próximas semanas, nós vamos projetar as modalidades apropriadas para tais medidas de política."

Draghi acrescentou que o banco irá dar mais detalhes sobre qualquer compra, incluindo um detalhamento de cada país, enquanto elas irão se focar em dívida de curto prazo.

 

Contato