Publicidade
O minidólar (WDOM26), contrato com vencimento em junho, encerrou a última sessão (20/05) em queda de 1,01%, aos 5.008,5 pontos, retomando o fluxo vendedor após a recuperação recente. O dólar voltou a cair em um pregão marcado pelo maior apetite ao risco global diante das expectativas de avanço em um possível acordo entre EUA e Irã. O mercado reagiu às sinalizações mais conciliadoras de Donald Trump e à normalização parcial do tráfego no Estreito de Ormuz, movimento que pressionou para baixo o petróleo e os rendimentos dos Treasuries, favorecendo moedas emergentes e ativos de risco.
No Brasil, o cenário externo positivo reduziu momentaneamente o peso das incertezas políticas domésticas, enquanto investidores também acompanharam a ata do Federal Reserve, que reforçou preocupações com inflação persistente nos EUA. Para o trader de dólar, o ambiente segue altamente sensível ao noticiário geopolítico, à política monetária americana e ao fluxo estrangeiro, fatores que continuam ditando a volatilidade no curto prazo.
Leia mais: Dólar Hoje: Confira a cotação e fechamento diário do dólar comercial
Análise do gráfico de 15 minutos
No gráfico de 15 minutos, observo que o minidólar retomou o movimento de baixa e voltou a negociar abaixo das médias móveis de 9 e 21 períodos, sinalizando enfraquecimento comprador no curto prazo.
Para continuidade da baixa, considero importante acompanhar a perda da faixa de 5.004/4.992,5 pontos. Caso o ativo rompa essa região, o fluxo vendedor tende a ganhar força, abrindo espaço para buscar os suportes em 4.980/4.964,5 e, em extensão, 4.947,5/4.923 pontos.
Por outro lado, para retomar a recuperação, será necessária a entrada de fluxo comprador capaz de superar a resistência em 5.016,5/5.030,5 pontos. Acima dessa faixa, o ativo poderá avançar em direção a 5.038/5.050, com alvo mais longo em 5.067/5.073 pontos.
Continua depois da publicidade
No gráfico diário, vejo que o último fechamento negativo interrompe parte da recuperação recente e recoloca o ativo em um ponto de atenção. Apesar da correção, o minidólar ainda negocia acima das médias móveis de 9 e 21 períodos, preservando parte da estrutura de recuperação construída nos últimos pregões.
Para continuidade da alta no gráfico diário, será importante superar a região de 5.101,5/5.125 pontos. Caso consiga romper essa faixa, o ativo poderá buscar objetivos em 5.181/5.200 pontos.
Já pelo lado vendedor, a perda da região de 5.000/4.964 pontos pode reacender a pressão baixista, com alvos em 4.910/4.842 pontos. O IFR (14) no gráfico diário está em 46,93, permanecendo em zona neutra.
Continua depois da publicidade

Saiba mais:
- Trader chega a fazer 200 operações por dia e expõe erros no day trade
- Carteira automatizada Bunker da XP supera Ibovespa e aposta em resiliência
- O segredo do payoff: por que traders lucram mesmo com baixa taxa de acerto
Dólar futuro (WDOM26): Gráfico de 60 minutos
No gráfico de 60 minutos, observo que o minidólar voltou a negociar abaixo das médias móveis de 9 e 21 períodos, retomando o viés vendedor após a tentativa recente de recuperação. Além disso, a média de 200 períodos aparece como suporte importante na região de 4.996 pontos.
Para retomada da alta, o ativo precisará superar a faixa de 5.039/5.073 pontos. Acima dessa região, vejo potencial para avanço em direção às resistências de 5.101,5/5.125 pontos, com projeções mais longas em 5.150 e 5.181 pontos.
Continua depois da publicidade
Por outro lado, a continuidade do movimento de baixa dependerá da perda da região de suporte em 4.996/4.964,5 pontos. Caso isso ocorra, o fluxo vendedor tende a ganhar força, mirando 4.923/4.910 pontos, com alvo mais longo em 4.883/4.857 pontos.

(Rodrigo Paz é analista técnico)
Guias de análise técnica:
- O que são pontos de suporte e resistência?
- O que são médias móveis e como usá-las para estratégia de Trade
- Bandas de Bollinger: como usar e interpretar?
- IFR: O que é o índice de força relativa?
Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o InfoMoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice.

