Lucro corroído

Inflação acaba com estratégia “sem erro” de traders de Bitcoin; entenda

Ainda assim, os rendimentos reais das criptomoedas permanecem relativamente atraentes em comparação com os mercados tradicionais

Por  CoinDesk

A estratégia de arbitragem cash and carry com Bitcoin (BTC), modalidade que envolve a compra de um ativo no mercado à vista e a venda de contratos futuros para embolsar o spread entre os dois preços, perdeu atratividade com o aumento da inflação nos Estados Unidos.

A negociação agora oferece um rendimento real – ou retorno ajustado à inflação – negativo. O valor está significativamente abaixo do nível de 10% visto um ano atrás.

Até o momento, os futuros de três meses são negociados com um prêmio anualizado de aproximadamente 3% nas maiores exchanges, incluindo na regulada Chicago Mercantile Exchange (CME) e na Binance, a maior corretora de criptomoedas do mundo em volume de negociação e em contratos abertos, de acordo com dados fornecidos pela ferramenta Skew.

Isso significa que um trader que compra BTC no mercado à vista e vende contratos futuros garante um retorno anualizado de 3% em termos nominais. No entanto, com o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos Estados Unidos em 7,9%, isso corresponde, na verdade, a um rendimento líquido de -4,9% em termos reais.

“Os rendimentos estão muito baixos no momento, tanto em termos ajustados à inflação quanto em termos nominais”, disse Vetle Lunde, analista de pesquisa de mercado da Arcane Research. “Os rendimentos contratados são naturais, seguindo os rendimentos extremamente potentes e insustentáveis do ano passado”, completou.

“O cash and carry foi provavelmente uma importante fonte de demanda no mercado à vista, especialmente no primeiro semestre do ano passado, com o mercado atingindo uma base anualizada de 50% em abril”, disse Lunde.

A arbitragem com base no modelo cash and carry foi bastante popular entre instituições e traders sofisticados em 2021, e pressionou para cima os preços do mercado à vista.

Com os futuros sendo negociados com um prêmio de 25% ou mais na CME e nas exchanges offshore, e a inflação em 4% em abril do ano passado, muitas instituições travaram retornos de dois dígitos que superam a inflação usando a estratégia.

Embora os prêmios futuros tenham caído no segundo semestre, com a Binance e a corretora FTX cortando a alavancagem, os traders de cash and carry ainda embolsaram pelo menos 5% de retorno real no final de outubro e início de novembro. No entanto, um aumento contínuo da inflação, desde então entrou em cena um mercado de baixa que corrói os rendimentos reais.

O mercado de empréstimos de stablecoins apresentou um cenário semelhante. “As farms de stablecoins estão sangrando de maneira rápida, pois as pessoas não estão realmente prestando atenção ao que importa. Seus rendimentos em dólar PRECISAM ser ajustados pela inflação”, tuitou Zaheer Ebtikar, da Split Capital, na quinta-feira (17).

Embora o rendimento real da arbitragem de cash and carry tenha se tornado negativo, ainda é maior do que a taxa de retorno livre de risco ajustada pela inflação nos mercados tradicionais.

De acordo com a Investopedia, os rendimentos do título do Tesouro dos EUA de três meses é considerado amplamente como um exemplo de retornos sem risco. Esse rendimento foi de 0,398% no momento da publicação deste texto, totalizando uma taxa livre de risco ajustada pelo IPC de -7,5%. Para o Tesouro de 10 anos, a taxa real chega a -5,75%, também com desempenho inferior ao retorno cash and carry com cripto.

A relativa atratividade do mercado de criptomoedas continuará atraindo dinheiro do mercado tradicional, de acordo com Ebtikar, da Split Capital. “Mesmo que o rendimento das stablecoins e o cash and carry estejam negativos nas criptomoedas, há bilhões [de dólares] fora desse mercado que estão rendendo menos ainda, e é por isso que muitos continuarão a apostar no mercado cripto”, disse Ebtikar ao CoinDesk em um bate-papo no Twitter.

“A taxa de financiamento implícita em uma transação em dólares futuros menos a inflação do dólar é a mais baixa que já existiu, basicamente”, apontou.

De acordo com Jeff Anderson, da empresa de negociação quantitativa e provedora de liquidez Folkvang Trading, ainda há interesse na arbitragem cash and carry, também conhecida como negociação de base, mas o foco mudou para outros subsetores de criptomoedas, como tokens não fungíveis (NFTs).

“Vemos novos participantes toda semana que estão tentando a arbitragem básica”, disse Anderson em um e-mail. “O dinheiro nos últimos seis meses, no entanto, não se concentrou em moedas. Os fluxos de varejo foram direcionados para NFTs, enquanto o dinheiro institucional é canalizado para o capital de risco”.

Lunde, da Arcane Research, prevê que o capital se mova para trades de volatilidade ou market makers de cripto, pessoas e entidades que fornecem liquidez para o mercado.

“O que possivelmente pode atrair TradFi [investidores tradicionais do mercado] no momento, eu presumo, é a provisão de liquidez e o market making, ou mesmo a baixa volatilidade”, disse Lunde em um bate-papo no Twitter.

“Os vaults (cofres) de opções descentralizados (DOV, na sigla em inglês) contribuíram para reduzir as volatilidades implícitas (IV) no mercado de opções, e as apostas de volatilidade contrária podem se tornar uma estratégia mais comum, compensando a pressão do DOV no IV.”

Um DOV é um produto cripto que dá aos usuários a possibilidade de obter rendimentos mais altos automatizando estratégias no mercado de opções do setor de finanças descentralizadas (DeFi).

Os vaults de opções DeFi se tornaram populares no último trimestre de 2021 e contribuíram para o declínio constante nas volatilidades implícitas do Bitcoin e do Ethereum (ETH). Isso reduziu os rendimentos na venda de opções, já que a volatilidade implícita tem um impacto positivo no preço da opção.

No entanto, de acordo com Shiliang Tang, diretor de investimentos do fundo de hedge cripto LedgerPrime, ainda existem bolsões de bom rendimento em alguns pools e opções de finanças descentralizadas.

“Os pools de finanças descentralizadas simples oferecem um dígito baixo, mas nos pools mais complexos da Platypus – plataforma de troca de stablecoins na Avalanche ( AVAX) – ou da solução de dimensionamento Cosmos ( ATOM), ainda é possível conseguir algo em torno de 20%”, disse Tang em um bate-papo do Telegram.

Arbitragem cash and carry e negociação de opções de compra com preço de liquidação mais alto foram as estratégias preferidas da LedgerPrime no primeiro semestre de 2021.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

Compartilhe