Conteúdo editorial apoiado por
IM Trader

Ibovespa sobe 0,41%, em dia de feriado nos EUA, com apoio de Petrobras (PETR4); dólar tem leve alta

Feriado nos EUA diminuiu liquidez de negociações na Bolsa brasileira

Fernando Lopes

Publicidade

É feriado nos EUA, dia de Martin Luther King. Mercados fechados por lá, mercados soltos por aqui, mas sem liquidez – menos de 1 milhão de negócios, algo que não acontecia desde o último e esvaziado pregão de 2023. No final, alta do Ibovespa foi de 0,41%, aos 131.520 mil pontos. No mercado de câmbio, o dólar comercial teve leve alta de 0,18%, a R$ 4,865 na compra e R$ 4,866 na venda.

Com Brasília ainda em silêncio pelo recesso e o Fórum Econômico Mundial de Davos ainda só no início, o que quebrou o silêncio hoje foi o Boletim Focus, com projeção mais baixa para a inflação.

De importante esta semana, os dados do varejo na quarta (17) e o IBC-Br na quinta (18). Como Wall Street volta à ativa amanhã, não vai ser a escassez de agenda de dados que vai tirar o movimento da Bolsa. Todos de volta ao ritmo frenético. 

Treinamento Gratuito

Manual dos Dividendos

Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal previsível, começando já nas próximas semanas

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ibovespa hoje sobe sem apoio de NY

Depois de uma disparada de 11,17% na sessão de sexta-feira (12), as ações do GPA (PCAR3) subiram 22,55%, em meio à convocação de Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para deliberar sobre aumento do limite de capital autorizado, que pode representar uma injeção adicional de caixa.

Assaí (ASAI3) subiu 3,16%, assim como outros importantes varejistas. Magazine Luiza (MGLU3) ganhou 0,88% e Lojas Renner (LREN3) avançou 0,24%, em dia que os DIs (juros futuros) recuaram.

Petrobras (PETR3;PETR4) até começou em baixa, com o petróleo recuando, mas logo as ações se recuperaram, para fechar com mais 1,01% e 1,07%, respectivamente.

As petro juniores foram pelo mesmo caminho: PRIO (PRIO3) valorizou 2,15% e 3R Petroleum (RRRP3) subiu 1,15%.

Os bancos também apoiaram os ganhos do Ibovespa hoje, especialmente Banco do Brasil (BBAS3), com alta de 1,96%, máxima do dia. Analistas de mercado projetam resultados sólidos, mas há quem veja menos ímpeto para lucros. Bradesco (BBDC4) e Itaú Unibanco (ITUB4) fizeram suas partes e avançaram 0,38% e 0,18%.

MRV (MRVE3) é novamente a mais negociada do dia

As construtoras e incorporadoras edificaram um bom dia nesta segunda. MRV (MRVE3), mais uma vez, foi a ação mais negociada do dia, e conseguiu uma leve alta de 0,51%, ainda com os investidores colocando o guidance no radar.

Dois outros ativos se destacaram dentro do setor: Even (EVEN3) disparou 7,34%, após dados do 4T23; Cyrela (CYRE3), com parca alta de 0,04%, mesmo reforçada como uma das ações preferidas de analistas; e Gafisa (GFSA3), disparando 15,38%.

Gol (GOLL4) cai e Vale (VALE3) respira

Não foi um dia fácil para a Gol (GOLL4), com caiu 6,05%, ao enfrentar a notícia de que pode haver uma recuperação judicial nos EUA. A ação, porém, poderia ter perdido bem mais, já que iniciou o pregão com baixa de 12%.

Recuperação também se viu com Vale (VALE3), que chegou a perder acima de 1% na manhã e terminou o dia com queda de 0,20%, para respirar aliviada. Não foi uma virada, mas não dá para reclamar, diante de um minério de ferro em queda e um banco central chinês desafiando as expectativas.