Em meio à guerra, presidente da Ucrânia sanciona projeto de lei que legaliza as criptomoedas

A Ucrânia recebeu US$ 100 milhões em doações de ativos digitais desde o início do conflito com a Rússia

CoinDesk

Publicidade

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, sancionou nesta quarta-feira (16) um projeto de lei que legaliza as criptomoedas no país. Desde que foi invadida pela Rússia, em 24 de fevereiro, a nação recebeu milhões de dólares em ativos digitais para apoiar suas forças armadas.

Conforme comunicado do Ministério da Transformação Digital ucraniano, a lei define o status legal dos ativos virtuais, a classificação e o tipo de propriedade. Além disso, também determina os órgãos reguladores responsáveis pelo setor e os requisitos de registro para provedores de serviços de criptomoedas.

O mercado será regulado pela Comissão Nacional de Valores Mobiliários e Mercado de Ações da Ucrânia, o equivalente a CVM. As exchanges poderão operar legalmente e os bancos abrirão contas para elas, disse o ministério em um tuíte.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Esse projeto de lei foi aprovado no parlamento ucraniano em 17 de fevereiro, depois que Zelensky rejeitou uma versão anterior da proposta em setembro de 2021.

O Estado, conforme um anúncio do governo publicado no mês passado, tem a tarefa de “definir e seguir uma política no campo dos ativos virtuais; determinar a ordem de circulação dos ativos virtuais; emitir licenças para provedores de serviços de ativos virtuais; e realizar supervisão e monitoramento financeiro nesta área”.

O Ministério das Finanças está trabalhando em alterações nos códigos tributário e civil do país para lançar totalmente o mercado de ativos virtuais, disse o comunicado.

Continua depois da publicidade

A Ucrânia recebeu pelo menos US$ 100 milhões em doações de criptomoedas nas últimas três semanas de pessoas que desejam apoiar sua defesa e ajudar a financiar esforços humanitários.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e se inscrever na newsletter de criptoativos do InfoMoney.

LEIA MAIS

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil