Do Kwon, cofundador da Terra (LUNA), tem passaporte invalidado por autoridades da Coreia do Sul

Do Kwon tem 14 dias para devolver seu passaporte, de acordo com um aviso publicado em um site do governo sul-coreano

CoinDesk

Publicidade

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul publicou um alerta na quarta-feira (5) anunciando a invalidação do passaporte do cofundador do projeto Terra (LUNA), Do Kwon, uma medida que o governo disse que estava considerando há um mês.

De acordo com as autoridades, a medida foi tomada pela “incapacidade de entregar” a ordem de devolução do passaporte. Um documento anexado ao alerta afirma também que a decisão significa que Kwon pode ser rejeitado se tentar solicitar a reemissão de seu passaporte.

“Nosso departamento gostaria de enviar um ‘Aviso de Pedido de Devolução de Passaporte’ para você por carta registrada”, diz a mensagem. “…informamos que seu passaporte será invalidado”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Uma invalidação do passaporte significaria que Kwon não poderia mais deixar a Coreia do Sul. Além disso, se ele não estiver atualmente no país, também teria mais dificuldade em viajar para outro lugar. As autoridades deram a Kwon 14 dias a partir da emissão do aviso para devolver o passaporte.

Leia mais:
Cofundador do projeto Terra (Luna) tem prisão decretada por tribunal na Coreia do Sul

A notícia vem logo depois que os promotores sul-coreanos disseram à mídia local que haviam ordenado o congelamento de quase US$ 40 milhões em ativos de criptomoedas que diziam estar vinculados a Kwon.

Continua depois da publicidade

No entanto, Kwon twittou mais tarde que não usou as exchanges citadas e que os recursos alocados não eram dele.

No Twitter, ele continuou publicando declarações em desacordo com o que as autoridades coreanas disseram. Ele disse que não conseguiu encontrar o “alerta vermelho” da Interpol no site da agência e negou as alegações de que estava “fugindo”, apesar de um mandado de prisão pendente da Coreia do Sul e declarações de oficiais em Cingapura dizendo que não conseguiram localizá-lo.

A Terraform Labs, emissora do token do projeto Terra, disse anteriormente em comunicado que o mandado de prisão estava além do escopo da autoridade dos promotores, chamando a investigação de “altamente politizada” e alegando que violou direitos básicos.

Continua depois da publicidade

A Terra, criação de Kwon, entrou em colapso em maio deste ano, perdendo cerca de US$ 20 bilhões e levando exchanges e o mercado cripto em geral consigo.

Nem Kwon nem Terra retornaram os pedidos de comentários até o momento de publicação da matéria.

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil