CEO da Binance causa pânico após insinuar que poderia fechar maior exchange cripto da Índia

No Twitter, Changpeng "CZ" Zhao escreveu: "Se você tem fundos na WazirX, deve transferi-los para a Binance"

CoinDesk

Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance (Antonio Masiello/Getty Images)

Publicidade

Changpeng “CZ” Zhao, CEO da exchange de criptomoedas Binance, provocou pânico entre os usuários da WazirX, umas das maiores exchanges da Índia. CZ disse que a Binance poderia encerrar a plataforma indiana de cripto e aconselhou seus usuários a transferirem seus fundos para a Binance.

A afirmação veio enquanto CZ negava as alegações feitas pelo fundador da WazirX, Nischal Shetty, de que a exchange indiana é de propriedade da Binance após uma investigação de agências governamentais indianas.

“A Binance fornece serviços de carteira para a WazirX. O domínio WazirX é transferido para nosso controle. Recebemos um acesso compartilhado a uma conta da AWS. Poderíamos encerrar o WazirX. Mas não podemos, porque isso prejudicaria os usuários”, twittou CZ.

Continua depois da publicidade

“Se você tem fundos na WazirX, deve transferi-los para a Binance. Simples assim”, completou.

Leia mais:
Binance anuncia cripto que comprova que usuário teve identidade verificada

Os usuários, por sua vez, inundaram seu canal no Telegram perguntando se isso era verdade, se seus fundos estavam seguros e se sua moeda nativa [ativo=WRX] seria removida da Binance.

Continua depois da publicidade

“À luz dos eventos recentes sobre a WazirX, queríamos garantir a vocês que as operações estão sendo conduzidas normalmente”, respondeu a WazirX no Telegram.

O vice-presidente da WazirX, Rajagopal Menon, também tentou acalmar os medos, afirmando: “Somos a única grande exchange de criptomoedas que permite saques completos de criptos na Índia e isso mostra o quão solventes somos e quão sensato é nosso modelo de negócios. As retiradas da rupia indiana (INR) estão funcionando e não há problemas em termos de viabilidade estrutural da empresa. A criptografia dos usuários é segura.”

O token nativo [ativo=WRX] caiu cerca de 11% desde sexta-feira (5), atualmente com preço de US$ 0,2476, de acordo com dados do site CoinMarketCap.

Publicidade

Contexto

Os comentários de CZ vieram depois que a Diretoria de Execução (ED, na sigla em inglês) da Índia invadiu as propriedades do diretor e cofundador do WazirX Sammer Mhatre em 5 de agosto. As propriedades foram invadidas como parte de uma investigação sobre suposta fraude em aplicativos de empréstimos instantâneos que a plataforma de criptomoedas “auxiliou ativamente”.

O Ministério das Finanças da Índia também disse que estava investigando a exchange, alegando que usou a Binance para disfarçar as transações.

Acreditava-se que a Binance fosse a proprietária da WazirX, mas CZ negou a alegação no Twitter. “A Binance não possui ações da Zanmai Labs, a entidade que opera a WazirX e estabelecida pelos fundadores originais”, disse Zhao. Referindo-se a uma postagem no blog anunciando a aquisição em novembro de 2019, CZ disse que o acordo nunca foi concluído.

Continua depois da publicidade

Nischal Shetty, no entanto, sugeriu no Twitter que CZ estava atrapalhando a situação ao se referir ao Zanmai Labs.

“A WazirX foi adquirida pela Binance. Zanmai Labs é uma entidade indiana de minha propriedade e dos meus cofundadores. A Zanmai Labs tem licença da Binance para operar pares INR-Crypto na WazirX. A Binance opera pares de criptomoedas e processa os saques das moedas digitais”, twittou.

Ele disse que a Binance possui o nome de domínio WazirX, acesso root a seus servidores (privilégios de administrador), bem como a todos os seus ativos criptográficos e a todos os lucros. “Não confunda Zanmai com a WazirX”, acrescentou.

Publicidade

A Binance não respondeu ao pedido de esclarecimento do CoinDesk até o momento da publicação.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil