A Binance quer acelerar os tempos de transação e reduzir as taxas da blockchain BNB Chain, tornando-se um dos maiores players a adotar uma tecnologia conhecida como prova de conhecimento zero (ZK).
A atualização, planejada para o próximo ano, permitirá que a rede da Binance Coin (BNB) processe entre 5 mil e 10 mil transações por segundo, de acordo com um comunicado divulgado na quarta-feira (7).
Os números superam amplamente os recursos atuais da rede, que é a maior de contratos inteligentes em termos de base de usuários e volume de transações, superando até mesmo o Ethereum (ETH).
De forma geral, o que a Binance anunciou é uma blockchain separada, onde as transações podem ser descarregadas e processadas de forma mais rápida e barata, com os resultados repassados posteriormente à rede principal.
A tecnologia é considera complexa e difícil de ser implantada em ambientes como o mercado cripto. Por isso, até recentemente, especialistas consideravam que levaria anos até que isso acontecesse. Agora, a Binance se soma ao esforço para acelerar essa inovação.
Leia mais:
• Henrique Meirelles entra para o conselho da Binance
A decisão da exchange acompanha o desenvolvimento das soluções de escalabilidade chamadas de “ZK rollups”, que vêm ganhando força no ecossistema Ethereum.
O arquiteto de soluções da Binance, Arnaud Bauer, disse ao CoinDesk que a atualização fornecerá maior segurança para transações de aplicativos descentralizados e melhorará a interoperabilidade entre cadeias, o que permitirá que os apps expandam suas bases de usuários.
Os rollups agrupam transações, que podem ser desde swaps de tokens não fungíveis (NFTs) até negociações de tokens. Elas são processadas em uma rede de segunda camada, ou blockchain complementar, que entrega um resumo dos resultados de volta à blockchain de primeira camada – neste caso, a BNB Chain.
Existem outros tipos de rollups, mas os desenvolvedores tendem a preferir os do tipo ZK porque usa criptografia sofisticada para garantir que os dados que eles devolvem à blockchain de primeria camada não sejam adulterados.
A computação nas redes de rollups de segunda camada tende a ser mais rápida e barata do que as de primeira camada – tornando-as, portanto, soluções de escalabilidade que têm potencial de trazer grande benefício aos usuários.
Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney