São Paulo terá tarifa zero nos ônibus aos domingos; gratuidade começa neste mês

Passageiros poderão usar gratuitamente ônibus aos domingos, além de Natal, Ano Novo e aniversário de São Paulo

Equipe InfoMoney

Transporte público de São Paulo (Foto: Melina D. Lourdes/Ato Press/Estadão Conteúdo)

Publicidade

A cidade de São Paulo é a mais nova da lista de cidades com a tarifa zero nas passagens de ônibus, ainda que parcialmente. Segundo o prefeito Ricardo Nunes, aos domingos, todos os passageiros poderão usar gratuitamente os ônibus, já a partir de 17 de dezembro.

Serão contempladas as 1.175 linhas de ônibus da capital, aos domingos, da 0h às 23h59.

Além disso, a tarifa zero nos mesmos moldes foi anunciada para o Natal (25 de dezembro), Ano Novo (31 de dezembro) e aniversário de São Paulo (25 de janeiro).

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nos dias de tarifa zero, o bilhete único (cartão usado em São Paulo para circulação em ônibus, trens e metrôs) não será debitado. No caso de quem não estiver com o cartão, a passagem será liberada pelo cobrador ou pelo motorista.

Governador é contra

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, já se posicionou contra a medida alegando não ver viabilidade em disponibilizar tarifa zero para colocar em operação um sistema oneroso de mais de oito milhões de passageiros.

Por outro lado, Nunes defende a tarifa zero como maneira de reaquecer a utilização do transporte público, que sofreu um duro golpe na pandemia e não conseguiu retornar ao mesmo patamar de 2020.

Continua depois da publicidade

Ainda assim, o prefeito disse que conversou com Freitas e pôde mostrar que a tarifa zero poderia ser aplicada apenas nos ônibus, deixando o metrô e os trens de fora, segundo o jornal Folha de S.Paulo.

Vale pontuar que as eleições municipais acontecerão no ano que vem, e a popularidade da aprovação da tarifa zero poderá ser um trunfo do atual prefeito Ricardo Nunes na corrida eleitoral.