Pedágio livre: free flow será implantado em mais 3 rodovias de SP; veja preços

Ampliação da malha de free flow será feita na SP-055 (Padre Manuel da Nóbrega), SP-088 (Mogi-Dutra) e SP-098 (Mogi-Bertioga)

Giovanna Sutto

Pórtico de pedágio "free flow" em rodovia no Brasil (Foto: Divulgação)
Pórtico de pedágio "free flow" em rodovia no Brasil (Foto: Divulgação)

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O free flow, pedágio de livre passagem, será implementado em breve em mais três rodovias de São Paulo: SP-055 (Padre Manuel da Nóbrega), SP-088 (Mogi-Dutra) e SP-098 (Mogi-Bertioga). O sistema identifica os carros através de tags instaladas de empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Greenpass e Move Mais.

Serão instalados 15 pórticos, equipados com câmeras e sensores a laser, segundo informações do governo paulista. Serão dois na Mogi-Dutra, um na Mogi-Bertioga, um na Rio-Santos (em Bertioga) e 11 na Padre Manoel da Nóbrega.

A ideia é que o motorista utilize as rodovias sem precisar passar pelas barreiras físicas de pedágio, o que promete agilizar o trânsito, reduzir impactos ambientais e baixar o preço da tarifa — promovendo a justiça tarifária, mote de quem defende o projeto porque faz uma cobrança proporcional ao trecho percorrido.

A cobrança no sistema free flow é feita de acordo com a distância percorrida pelo veículo a cada pórtico e nessas rodovias, as tarifas vão variar entre R$ 1,08 e R$ 6,29 por passagem. Todo o processo é automático e o valor é cobrado na fatura mensal da tag instalada no veículo – independentemente da empresa escolhida pelo motorista.

Já para os que não têm possuem tag, a orientação é pagar o valor devido no site da concessionária, por meio de um sistema que ainda será implementado.

Iniciado há pouco mais de um ano, o sistema free flow já estava em funcionamento no Brasil em dois estados: Rio de Janeiro (na Rio-Santos) e Rio Grande do Sul (na ERS-122, na ERS-240 e na ERS-446) – e agora oficialmente em São Paulo.

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Concessão Lote Litoral Paulista

As três rodovias que vão receber o sistema free flow fazem parte da concessão do Novo Litoral, consórcio liderado pela Companhia Brasileira de Infraestrutura (CBI), que vai administrar os 213 quilômetros do Lote Litoral Paulista – que liga municípios da região do Alto Tietê, na Grande São Paulo, à Baixada Santista e ao Vale do Ribeira.

A concessão contempla as rodovias SP-055 (Rodovia Padre Manuel da Nóbrega), SP-088 (Mogi-Dutra) e SP-098 (Mogi-Bertioga), que passam pelos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Bertioga, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu. A fiscalização da concessão será feita pela Artesp.

A próxima etapa da concessão do Lote Litoral Paulista será a assinatura de contrato, que deve ocorrer em até 120 dias a partir da data de realização do leilão. A cobrança dos pórticos free flow só será realizada após a conclusão das obras.

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O Lote Litoral Paulista integra o Programa de Parcerias de Investimentos de São Paulo (PPI-SP), portfólio com 20 projetos já qualificados no valor de R$ 220 bilhões. Com o desconto de 10,17%, a contrapartida do Governo de São Paulo à operação, manutenção e investimentos da concessão será de R$ 179,1 milhões, ou seja, uma economia de R$ 19,9 milhões anuais.

Giovanna Sutto

Jornalista com mais de 6 anos de experiência na cobertura de finanças pessoais, meios de pagamentos, economia e carreira. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.