Como encontrar um método para operar Day Trade?

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre

Se você chegou agora, quero informar que venho escrevendo uma série de artigos e compartilhando passo a passo de cada etapa da minha jornada até viver como trader. Comecei falando sobre como conhecemos o mundo dos investimentos, como e por que você precisa abrir conta em uma corretora e a importância de uma plataforma.

Neste artigo, quero falar como encontrar um método para avaliar o mercado e tomar a decisão de comprar ou vender um ativo no day trade.

Gosto muito daqueles memes que a gente vê no Instagram ou Facebook com uma pessoa perguntando para um monge: “como fazer boas escolhas?” O monge responde: “experiência de más escolhas”.

No day trade, não é muito diferente! Não que existam más escolhas, mas nem todos os métodos servirão para você operar. Existem infinitos métodos, técnicas e táticas para se operar na análise técnica e isso fica muito confuso para quem está começando no mercado financeiro.

Tudo parece complicado, cada trader diz que opera de um jeito e ficamos perdidos. Acredite, todos que hoje são traders já passaram por isso! Diferentes caminhos podem te levar a ganhar dinheiro no trade.

Muitas pessoas sempre me perguntam que livro ler, que curso comprar, vídeo de qual analista assistir… e cada um diz uma informação diferente. Afinal, qual é a correta?

A verdade é que cada um tem sua forma de enxergar o mercado para tomar suas decisões. As mais comuns são price action, tape reading e setups. Eu, por exemplo, não utilizo nenhuma dessas três metodologias. Eu opero através do método criado pelo trader americano Oliver Velez.

Meu primeiro contato foi com a tape reading, também conhecido como leitura de fluxo. Acredite, eu não entendia nada desse método e percebi que aquilo não me fazia enxergar o mercado e ficava perdida na hora de tomar uma decisão.

O que fiz? Fui para a próxima tentativa, o price action – em que eu gastei muito comprando os livros do famoso Al Brooks. Estudei muito e mesmo assim não sai do lugar. Resolvi então comprar um curso de um trader que operava price action e com o método do Al Brooks, mas sem sucesso.

Muitas vezes as pessoas acham que vão comprar um curso e aprender e logo essa confusão de não saber nada vai passar. Desse modo, vão ganhar dinheiro. Meu exemplo mostra que não foi bem assim.

Acho que agora você entendeu meu exemplo do meme do monge no começo do texto. Não que você vá fazer más escolhas. No entanto, você pode comprar um curso ou estudar um método que não será o ideal para você.

O que sempre digo é que há uma infinidade de pessoas vendendo cursos. Por isso, antes de escolher investir seu dinheiro, vá ao YouTube, pesquise vídeos, assista a várias pessoas que operam price action.

Pode acontecer de você se identificar com o método, mas também é importante que você se identifique com a pessoa que irá te passar o conteúdo, se ela consegue transmitir de uma forma que você entenda.

A verdade é que existe um investimento para colher frutos. No caso do day trade, você terá que investir em cursos e livros – isso faz parte do processo. Mas antes de sair gastando, achando que o primeiro curso que encontrar vai mudar sua vida, pesquise bastante para não comprar cursos que não vão te ajudar ou que não são compatíveis com o jeito que você vai operar.

Nesse processo, você vai se descobrindo como trader e também entende qual método mais te agrada. Você terá que ter muita paciência até encontrar o seu jeito de operar. Muitas pessoas defendem que cada trader vai criar o próprio método de operar, pode até ser que isso seja verdade.

Mas, na minha visão, você vai gastar mais tempo na tentativa e erro de criar um método para si. Já existem métodos prontos e comprovados, pode ser que depois de aprender você aprimore para ter o seu estilo. Contudo, se você começar pelo que já existe seu caminho será muito mais rápido.

Eu, por exemplo, não criei nada, apenas aprendi o método do meu mentor. Assim, reproduzi exatamente como ele me explicou e acredito que isso tenha feito meu caminho para ter ganhos mais rápidos. Mas, gastei meses até encontrar esse mentor e começar a aprender seu método, além de mais alguns meses até aprender o método e aplicar. Estudei muito no simulador (falei disso no artigo sobre plataformas) antes de começar na conta real. Comecei tendo resultados muito pequenos, mas isso é assunto para um outro artigo.

Espero que esse artigo tenha te ajudado e mostrado para você que o começo realmente é confuso, mas que, com muita curiosidade e pesquisa no YouTube, você irá conhecendo os métodos até encontrar um ideal para investir em um curso que te faça enxergar o mercado para tomar suas decisões.

 

Ariane Campolim

Ariane Campolim é produtora de conteúdo na Clear Corretora. Atua como investidora desde 2015, principalmente como trader. Antes de trabalhar no setor, ela foi analista de tecnologia do Itaú Unibanco. É formada em física médica pela UNESP e cursou pós-graduação em negócios e gestão de pessoas no Insper