Como é o início do caminho para ser um day trader

O mercado financeiro pode te ajudar a mudar de vida. Mas, se sua única motivação é fazer dinheiro rápido e fácil, o mercado financeiro não é para você.
Por  Ariane Campolim -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Com o intuito de levar conhecimento sobre trade, resolvi iniciar uma série de artigos para que vocês aprendam como se tornar um day trader, além de terem a oportunidade de conhecer a minha história. Meu objetivo é ajudar e guiar futuros traders.

Primeiramente, gostaria de dizer que acho que todos acabam iniciando no mercado financeiro pela insatisfação com sua vida financeira atual. Afinal, os ricos já investem e, por isso, continuam ricos.

Eles começam desde cedo, com conhecimento passado pela família ou por escolas com uma estrutura de ensino melhor. Mas se você é uma pessoa que não nasceu com dinheiro, provavelmente aprendeu que ele vem como fruto do seu trabalho.

Desde cedo, você deve ter ouvido dos seus pais para estudar e conseguir um bom emprego. Assim, poderia realizar seus sonhos materiais de ter uma casa, carro e tudo que você desejasse.

O problema é que você fez tudo isso: foi à faculdade, começou a trabalhar, comprar um carro, parcelar sua casa para pagar em 30 anos. Estava tudo bem na sua vida, pois você conseguiu o que queria, seu salário pagava suas contas e lhe dava uma vida confortável.

A realidade é que os anos foram passando e, cada vez mais, suas contas foram subindo. Você passou a economizar em algumas coisas e sua vida, que até então estava confortável, foi ficando complicada.

Você passou a tentar melhorar suas finanças economizando. Mas chegou o momento em que você percebeu que tudo está caro demais e seu salário não estava mais dando conta de manter suas necessidades básicas. Seu reajuste anual do salário não resolve suas finanças. E, se você ainda não está endividado, está lutando e se privando de muitas coisas para que isso não aconteça.

Aí vem o milagre do Instagram, onde todo mundo parece ter a solução mágica de algo que você pode fazer para ganhar dinheiro rápido e fácil. Você começa a ver muita gente falando em investir para ter liberdade financeira. E pronto: você encontrou a solução para ter mais dinheiro e viver sua vida dos sonhos.

A segunda maneira é você conversar com um amigo ou conhecido e ele falar que está investindo e ganhou uma graninha. Apareceu algo na sua vida que vai te ajudar!

Um dos principais motivos de as pessoas virem para a Bolsa de Valores e fracassarem é exatamente esse desespero em ganhar dinheiro. Esse é o mercado em que as pessoas mais preparadas, com conhecimento e psicológico preparado trabalham. Você, que acabou de ver a propaganda no Instagram e comprou um curso de R$ 2 mil, acha que já vai saber tudo de investimentos, e que em seis meses terá uma renda extra.

No começo, você se maravilha com esse mundo – especialmente se o seu primeiro contato foi com o day trade. Você opera no simulador e pensa: “Nossa, como é fácil ganhar dinheiro. Pode até dar certo no simulador. Mas quando você coloca o seu dinheiro em jogo, acaba perdendo dinheiro”.

Além disso, você acaba pagando outro curso e quer ir atrás de algo que vai mudar sua vida. Mas, acaba muitas vezes iludido pela vida de falsos gurus que dizem viver de mercado.

Aproveitando, também já escrevi um artigo sobre como começar a investir sem cair em ciladas, como aprender a reconhecer esses gurus que não vivem do mercado financeiro, e sim de te iludir.

A verdade é que agora você acha que o mercado financeiro pode te ajudar a mudar de vida – e você está certo sobre isso. O problema é que você precisa de conhecimento adequado, além de preparo. O day trade é capaz de te fazer gerar lucro para pagar as contas no final do mês, mas isso vai levar um tempo.

Quando você começar, o ideal é ser curioso. É importante pesquisar sobre o assunto, estudando os melhores métodos de operar nessa modalidade.

O primeiro passo para investir

Se pergunte se você está realmente disposto a aprender. É o conhecimento que vai te fazer ganhar dinheiro. Se sua única motivação é fazer dinheiro rápido e fácil, o mercado financeiro não é para você. Mesmo sendo day trader e vendo o ganho no mesmo dia, você só verá resultados em meses ou até mesmo anos.

No próximo artigo, quero tratar com vocês sobre o que realmente faz um day trader e como funcionam as corretoras. Como é por meio dela, o que você fará em suas operações.

Essa série vai tratando de cada passo no caminho para que hoje eu viva do day trade. Hoje, expliquei para você como a maioria das pessoas conhece o day trade, além do motivo de você e muitas pessoas estarem vindo para a Bolsa de Valores.

Se você quer saber mais sobre como foi minha trajetória, tem um artigo aqui no InfoMoney contando como comecei. Assim como você, eu estava infeliz no meu trabalho e pedi demissão de um banco. Sem nenhuma garantia, resolvi seguir meu sonho de ser uma trader. Hoje, estou aqui escrevendo este artigo para ajudar você na sua trajetória.

Ariane Campolim Ariane Campolim é produtora de conteúdo na Clear Corretora. Atua como investidora desde 2015, principalmente como trader. Antes de trabalhar no setor, ela foi analista de tecnologia do Itaú Unibanco. É formada em física médica pela UNESP e cursou pós-graduação em negócios e gestão de pessoas no Insper

Compartilhe

Mais de Tudo Clear: a vida dos traders

Tudo Clear: a vida dos traders

Como encontrar um método para operar Day Trade?

Se você chegou agora, quero informar que venho escrevendo uma série de artigos e compartilhando passo a passo de cada etapa da minha jornada até viver como trader. Comecei falando sobre como conhecemos o mundo dos investimentos, como e por que você precisa abrir conta em uma corretora e a importância de uma plataforma.Neste artigo, […]