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6 Técnicas Avançadas Para Aumentar a Taxa de Aquisição do Cliente de SaaS

Qual proprietário do negócio SaaS não quer aumentar as suas taxas de aquisição de clientes?
Por  Neil Patel
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Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

 

Mesmo que seja um desejo universal, melhorar as taxas de aquisição do cliente é surpreendentemente desafiador. Quando combinado com o grande número de outras tarefas de marketing e técnicas, focar na melhoria da taxa de aquisição é geralmente esquecido.

Mas considere, apenas por um instante, o quão importante a sua taxa de aquisição é! Uma taxa de aquisição de clientes maior pode aumentar as receitas, diminuir o CaC (Custo de Aquisição de Clientes), melhorar o marketing online, atingir metas, e produzir um ROI mais elevado em todas as áreas.

A aquisição de clientes é poderosa. 

Em primeiro lugar, nós precisamos nos lembrar de algo muito importante.

Você não pode simplesmente aumentar a sua taxa de aquisição de clientes sem considerar e ajustar uma infinidade de outros fatores. A taxa de aquisição de clientes não é uma ilha. Toda vez que você fizer um simples ajuste na taxa de aquisição ou custo de aquisição, você tem que considerar todos os outros fatores – o valor da vida, “churn rate”, etc. 

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Eu estou ciente de todas essas coisas. Por uma questão de simplicidade, no entanto, eu estou mantendo o foco de perto nas técnicas que irão aumentar as suas taxas de aquisição, enquanto silenciosamente respeitando os muitos outros fatores que irão influenciar neste processo. 

Então, vamos lá. Vamos aumentar a sua taxa de aquisição de clientes. 

1. Combine inbound sales com o marketing externo. 

Muitas vezes, as vendas de SaaS e marketing ficam presas a um método de marketing. Normalmente, ele se inclina mais para as vendas de dentro (Inbound Marketing) vs. as vendas de campo, representantes de vendas e os métodos tradicionais de vendas. 

Quem disse que tem que ser um ou o outro? Combinar as duas abordagens pode fazer sentido de muitas formas. 

Enquanto alguns produtos de SaaS podem realmente “vender-se”, você pode querer aumentar o seu programa de vendas para incluir técnicas “outbound” também.

2. Crie um plano de indicação de cliente. 

Os melhores agentes de vendas para o seu SaaS são os clientes existentes.

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Inspire-se na história do Dropbox. Ela é lendária. O Dropbox atingiu um crescimento decisivo quando eles começaram a fornecer a opção “indicar um amigo”. Na verdade, referências sozinhas foram responsáveis pelo salto da taxa de aquisição de clientes em 60%. 

Eles motivaram os seus clientes a indicar amigos concedendo tanto ao doador quanto ao receptor espaço livre. Este pequeno presente de agradecimento aumentou o poder e o apelo de Dropbox com todo mundo, incluindo o Dropbox em si. 

Se você tem um plano para indicações de cliente, bom para você. Se não, dê uma chance a isso. O aumento maciço na aquisição de clientes é um método extremamente eficaz.

3. Reduza o tempo que leva para um cliente interagir e se tornar um cliente pagante.

Para diversos modelos SaaS, há um longo e árduo salto da interação para a conversão.

Em outras palavras, você pode ter uma forma hábil para um cliente experimentar o SaaS. Seja um teste gratuito ou uma demonstração online, é fácil para o cliente  entender como o SaaS pode beneficiar a ele e ao seu negócio.

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Uma vez feito isso, como é que o usuário teste se torna um cliente?

Ao resolver esta questão, você pode conseguir mais conversões. Uma das melhores maneiras de resolver esta questão entre a interação e a conversão é reduzir o tempo.  

Você pode encurtar a duração de um teste gratuito. Você pode aumentar a urgência através de cronômetros de contagem regressiva ou ainda pode aumentar a frequência de seus e-mails automáticos.

Seja qual for o método escolhido, encurtar o tempo entre interação e conversão é um poderoso impulsionador da aquisição.

4. Otimize o seu processo de ativação do cliente.

Uma melhoria simples na ativação de cliente pode produzir melhorias incríveis em sua taxa de aquisição.

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A ativação de cliente tem muito a ver com o serviço ao cliente. Aqui estão algumas maneiras simples para melhorar o seu processo de ativação:

• Prestar serviços iniciais ao cliente, analisando os pontos sensíveis com cada cliente.

• Identificar a fase “vulnerável” dos clientes e fornecer o máximo de segurança e suporte possível.

• Aumente os seus recursos de ajuda online para dar aos clientes uma maneira fácil e eficaz para solucionar os sues problemas.

• Surpreenda os clientes com melhoramentos internos, vantagens e melhorias gratuitas.

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• Ter um processo de ativação claro e simples que seja intuitivo e breve.

• Teste, otimize, teste novamente e otimize ainda mais. 

Melhore o seu processo de ativação, e você vai inevitavelmente aumentar a sua taxa de aquisição de clientes. 

5. Proporcione um compromisso o mais rapidamente possível.

Eu acredito muito no envolvimento constante e desde o início com o cliente.

A primeira coisa que eu quero que qualquer potencial cliente faça é experimentar o SaaS. Eu quero que ele alcance rapidamente os resultados reais dos SaaS que podem melhorar o seu negócio.

Por quê?

Porque se eu fizer isso, ele vai se tornar um cliente. É quase garantido.

Este método de melhoria na ativação do cliente não soa tão “avançado”, não é? Na realidade, eu vejo tantas barreiras para o envolvimento do cliente que é quase chocante.

Se o SaaS é verdadeiramente impressionante, deixe o cliente em potencial ver, experimentar, provar, tentar, e perceber o seu potencial. Engajamento é crucial! 

Uma vez que você faz isso, você vai ver um pequeno aumento maciço na sua taxa de ativação de clientes.

6. Ofereça preços escaláveis.

Faça o seu preço escalável.

Preços escaláveis permite a você oferecer o seu SaaS a um preço de entrada mais atraente, convidando, assim, um maior número de clientes. Os clientes que entram neste nível são imediatamente envolvidos, descobrindo a utilidade do seu produto.

A medida que as suas necessidades crescem, elas vão querer tanto ganhar as receitas para pagar as suas taxas crescentes ou eles vão perceber a importância de desviar uma percentagem mais elevada das suas receitas para manter a assinatura deles. Preços escaláveis simplesmente funcionam.

Preços escaláveis não é apenas um método para aumentar a sua taxa de aquisição. É um método para aumentar a sua receita global.

Conclusão

Não se esqueça da retenção de clientes também. Os dados indicam que os clientes existentes são muito mais valiosos em termos de receita do que os novos clientes.

A verdade óbvia permanece. Para se ter clientes permanentes, você tem que de alguma forma adquirir novos clientes.

Se você estiver no mercado por conta de novos clientes, então não procure mais do que esses 6 métodos. Você vai ficar feliz que você os fez!

Quais são os seus métodos infalíveis para aumentar a sua taxa de aquisição de clientes?

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