22 técnicas de marketing digital que te custam tempo, não dinheiro.

É sempre a mesma história pra muitos startups: é preciso fazer marketing, porém, não se tem dinheiro.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O que fazer? Ao invés de focar em marketing de alto custo, os startups devem focar em marketing de baixo custo.

A grande beleza do growth hacking é que isso envolve métodos alternados de crescimento. Métodos esses que às vezes são de baixo custo.

Onde quer que o marketing e engenharia se encontre o growth hacking acontece.

Obviamente, growth hacking não é gratuito. Falando rigorosamente, nenhuma das técnicas expostas neste artigo é “gratuita”. Sempre que estiverem pessoas e funcionários envolvidos, você terá folha de pagamento e alguns custos associados.

Saiba então o porquê destes métodos serem tão poderosos. Eles não requerem gastos exorbitantes com marketing. Tudo o que você precisa é de algum tempo livre, alguém experiente e um tipo de perspectiva focada e orientada que o marketing inteligente requer.

1. Obtenha links dos seus prestadores de serviço

Para uma boa classificação, o site precisa de backlinks de alta qualidade. Onde obter esses backlinks? Obviamente comprar esses links não é o recomendado, então, o que fazer?

Se você construir parceria com provedores de serviços ou parceiros de negócio, você terá uma fonte em potencial imediata de link. Alcance todos esses prestadores de serviços e peça a eles para se conectarem ao seu site.

Você ganhará bons links e isso só irá te custar alguns minutos de e-mail.

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2. Busque por menções não vinculadas

Outro modo de obter links e impulsionar a autoridade do seu site é procurar por menções não vinculadas à sua marca ou empresa. 

Se você encontrar este tipo de publicação, entre em contato com o editor e peça a ele para te fornecer um link. Talvez com isso você descubra abundância de menções de marca pela web.

Uma rápida busca e alguns e-mails depois e pronto. Backlinks gratuitos, como esperado.

3. Seja um anfitrião de Webinars

Webinars gratuitas apresentam sua marca (ou produto) a um público mais amplo. Quanto mais atrativo o tópico, mais você vai atrair o interesse do público.

Kissmetrics tem sido anfitriões de webinars por um muito tempo e, surpreendentemente, com resultados poderosos.

4. Cross-promote (Promoção Cruzada)

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Um método explosivo que algumas empresas usam é a cross-promotion (ou promoção cruzada). Cross promotion te permite fazer uma parceria com empresas relacionadas que comercializam seus serviços, e em troca você faz o marketing dos seus serviços. 

Por exemplo, se você está prestando consultoria para empresários online provavelmente você os recomende usarem um determinado web designer para criar o site. Este web designer no caso é o seu parceiro cross- promoting.  Este web designer trabalha com clientes de negócios e aponta a esses clientes seu caminho para consultoria de serviço.

Trata-se de um negócio em que ambos lucram e,  fora a parte burocrática dos documentos a serem assinados e as conversas, isso não requer muito trabalho.

5. Seja comentarista de um Blog

A ideia do marketing é manter sua marca presente o mais conhecida possível. Uma maneira de fazer isso é comentando em blogs. Veja como funciona:

Identifique o top 5 de blogs do seu ramo.

Leia e comente nesses blogs regularmente.

Na medida em que as pessoas verem seu nome e marcas associadas, elas se tornarão familiarizadas e talvez até curiosos sobre.

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Com cada comentário você estará estabelecendo a presença da sua marca. Só tenha certeza de que você não está fazendo comentários desnecessários.  A percepção dos clientes a respeito da sua marca vai depender da qualidade dos seus comentários.

6. Help a Reporter Out – HARO

Ocasionalmente você vai se deparar com algumas informações no seu ramo de negócios que pode ser também de interesse jornalístico. Faça sua inscrição no HARO (Help a Reporter Out). Este é um serviço totalmente gratuito, que repórteres usam com frequência para encontrar histórias. Se você tiver uma história, você pode ajudar um repórter na divulgação e com isso, ganhar publicidade.

7. Crie uma forte presença no Google+

Google+ é uma das principais plataformas da internet para construir e expor a marca. O Google usa suas informações de negócios para formar uma presença na web em caixas de Gráfico de Conhecimento e uma indexação mais ampla. 

Quanto melhor for seu perfil no Google+, melhor sua marca será apresentada e publicada de forma orgânica na web.

8. Vendas pessoalmente

Não perca a oportunidade de vender pessoalmente. Você vai conhecer pessoalmente algumas pessoas com que você talvez nunca vá cruzar online.

Cada pessoa que você conhecer é uma nova possibilidade de marketing. Obviamente não é preciso que você seja incisivo demais e simplesmente empurre seus negócios pra cima das pessoas, mas como a alma do negócio é a conversação, fale do seu trabalho a eles.

A ideia principal de formação de rede é basicamente marketing. Você começa a introduzir outras pessoas ao seu negócio ao vivo e pessoalmente. 

9. Vá em frente e execute um concurso

Por mais que já tenham sido machados ou ganhado fama de enganadores, os concursos online são ainda uma boa maneira de obter publicidade de marketing a baixo custo. Sorteando iPhad, prêmios em dinheiro ou outra mercadoria é um jeito fácil de ganhar algum potencial viral e melhorar a imagem da sua marca.

10. Crie um programa de referência

As melhores formas de marketing são aquelas que você pode configurar, ativar e elas crescem naturalmente, sem muito esforço. Um programa de referência ou programa afiliado talvez não funcione para todo tipo de negócio, mas vale a pena tentar.

Criar um programa afiliado transforma seus clientes em uma equipe de marketing. Você não gasta o dinheiro em marketing, a menos que seja o primeiro a vender em seu nome.

11. Use o Twitter a favor do seu negócio

Twitter é uma plataforma de marketing poderosíssima. Com seu alcance instantâneo e resposta massiva, o Twitter pode produzir altos níveis de tráfico de referência, exposição da marca em abundância, fazendo com que todos falem de você sem parar.

O que eu sugiro é seguir ao menos dez influenciadores do seu ramo, seguir também seus seguidores. Retuitar seus tweets e mencioná-los em comentários. Na medida em que você se associar com a plataforma deles, estará começando a construir a sua própria plataforma.

12. Aplique Upsell nos seus clientes já existentes

Frequentemente temos a visão do “marketing” basicamente como um método para ganhar novos clientes, quando na verdade, alguns dos melhores marketings acontece justamente com clientes já existentes. A Econsultancy and PredictiveIntent divulgou que upselling é “20 vezes melhor que cross-selling.”

O marketing quando voltado para seus próprios clientes é relativamente fácil e de baixo custo. Os benefícios são extraordinários.

13. Seja acolhedor com os influenciadores da sua área de atuação

Dentro de cada empresa existem poderosos grupos de jogadores. Eles controlam a conversação, modelam os contornos da venda e alcançam um grande público.

Faça dessas pessoas seus amigos.  Não dê voltas, seja direto.  Prover a eles um produto ou parceria em um projeto são maneiras simples e reciprocamente úteis de fazer crescer sua marca e construir sua influência.

14. Faz um Hashtag

O hashtag é o novo billboard da internet. Visto que as hashtags agora estão disponíveis até mesmo nas maiores plataformas sociais, você poder criar hashtags também e usá-las onde quer que você for postar.

Hashtag é um mecanismo de busca e uma extensão interativa da sua marca, além de ter o poder de viralizar.

15. Obtenha mais endereços de e-mail

Fazer sua lista de e-mail crescer é uma dos métodos de marketing mais duradouros e eficazes. Eu sugiro usar o Hello Bar como uma maneira de obter mais endereços de e-mail de forma simples e baixo custo.

16. Obtenha mais conteúdos gerados pelos usuários (User-Generated Content).

Todo mundo sabe que conteúdo de marketing é eficaz para inbound marketing. Porém, Se você não estiver atento, conteúdo de marketing pode sair caro. Como você pode obter mais conteúdo sem gastar todo seu orçamento?

A resposta é conteúdo gerado pelo usuário (User-Generated Content).  Motive seus fãs e clientes a contarem suas próprias histórias e escrever conteúdo e você irá abrir as comportas de toneladas de conteúdos envolventes e fresquinhos que seu público irá amar. Seus fãs estarão criando e compartilhando conteúdos por você.

17. Converse com seus fãs

Clientes e fãs adoram se sentir amados. O modo como você pode demonstrar isso é retuitando, favoritando tweets, curtindo comentários e compartilhando os seus status. Não espere que a sua presença na rede social aconteça sem esforço. É preciso trabalhar pra isso falando com seus fãs. 

Eles irão retribuir o favor e se envolver mais profundamente.

18. Comunicados de imprensa de alta qualidade

O uso de comunicados de imprensa já teve seu auge de ferramenta de SEO, mas eles ainda têm certa influência em marketing.  Se você utiliza algum recurso como por exemplo o PRWeb, você economizará centenas de dólares toda vez que divulgar um comunicado de imprensa.

Entretanto, um recurso como o PRLog.org, é gratuito. A quantidade de conexões que você vai conseguir pode não ser de tão boa qualidade, mas já é alguma coisa.

Só esteja certo de escrever conteúdo de alta qualidade e nofollow links para seu site.

19. Blog

É impossível criar uma lista de técnicas de marketing sem mencionar Blog. Um blog voltado para os negócios é uma estratégia indispensável para o marketing online. Utilize, trabalhe nele e o faça trabalhar pra você.

Caso você esteja frustrado com a atual condição do seu blog de negócios, leia estes 35 dicas que irão fazer funcionar melhor. Se você está tendo dificuldades com o tráfego no blog, leia este post. 

20. Guest blog

Se blogar é uma coisa boa, então, guest blogging  é o dobro. Quando você posta um artigo em outro blog, você instantaneamente está ganhando o público deste blog. O custo de um guest blogging é zero, menos do que o tempo que você gasta. Crie um artigo arrematador, atraia público para o blog e talvez você seja convidado para contribuir novamente.

Eu tenho usado esta estratégia de guest blogging e tenho obtido bastante sucesso. Os meus 300 e tantos guest blogs ainda me pagam por coisas como trafego de referência, leads e clientes.

21. Crie um grupo no LinkedIn 

LinkedIn é grátis e te proporciona incríveis oportunidades de marketing. Muitos profissionais utilizam o LinkedIn como uma ferramenta estática de media social – um lugar para descrever apenas seu currículo, nada além disso.

LinkedIn é muito mais que um currículo online. Eu usei essa plataforma para publicar conteúdos, me conectar com pessoas poderosas e construir um grupo de marketing com milhares de membros.

O custo de tudo isso foi zero reais e zero centavos, mas a virada no marketing foi incrível. 

22. Forneça ajuda grátis 

Se o seu marketing for apenas sobre você e seus negócios você provavelmente vai se frustrar e ficar insatisfeito. Tente oferecer algo aos outros de forma gratuita.

Obviamente, você não é instituição de caridade, você é um empresário. Mas, por que não doar produtos em algum momento para um membro ou cliente que não pode pagar pelos seus serviços?

Algumas das melhores oportunidades de negócio que eu fiz foi consultoria com clientes que não podiam pagar. Essas oportunidades me beneficiaram de uma forma que eu não esperava.

Até hoje eu doo praticamente todos os meus conteúdos, sem custo nenhum. Pessoalmente fazer isso é tão gratificante pra mim e ainda me proporciona oportunidade de melhorar meu marketing.

Conclusão

Marketing não precisa ser algo que vá quebrar seu orçamento ou custar milhares de reais. Como eu mencionei no começo deste artigo, marketing pode requerer nada além de investimento e tempo.

As chances são, você pode aumentar sua presença de marketing hoje implementando um desses métodos. Pegue um e trabalhe nele.

Qual sua técnica sem-custo preferida de marketing digital?

Neil Patel