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Gere avaliações de consumidores para aumentar a confiança na sua marca

O feedback dos consumidores é uma das influências mais confiáveis depois do boca a boca de amigos e familiares. Aqui está como gerá-los.
Por  Neil Patel
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Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Todo mundo almeja avaliações de produtos. Para o negócio de ecommerce, elas são indispensáveis.

Alguns anos atrás, quem imaginaria que algumas estrelas e umas observações sobre um produto poderia ter esse efeito atômico em um negócio?

Hoje, avaliações de produtos são o combustível que move o motor do ecommerce. Elas catalisam vendas, estabelecem confiança, e aumentam os ganhos. A necessidade do momento é mais avaliações.

O poder das avaliações de produtos no ecommerce

Intitular as avaliações de produtos como “combustível” ou “catalisador” não é um exagero. Algoritmos de ecommerce inteiros são formulados para aumentar a classificação e a visibilidade dos produtos com a mistura certa de avaliações de produto detalhadas, positivas e naturais.

Se o seu produto não tem nenhuma avaliação, isso produzirá desconfiança e perca de vendas. Se o seu produto tem exclusivamente avaliações cinco estrelas, isso chama atenção e gera suspeita. Se o seu produto tem avaliações astronômicas e longas, isso gerará mais visibilidade e vendas.

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O complexo e selvagem mundo das avaliações de consumidores é perplexo e confuso. Tentar entender a complexidade dos sistemas e os algoritmos secretos que as governam pode ser decisivo.

O assunto em questão aqui é bem simples: para vender um produto de maneira bem sucedida, você precisa de mais avaliações de produto.

Aqui está o porquê:

 

  • 63% dos consumidores são mais propícios a comprar de um site que tenha avaliações de produto.
  • Sites com avaliações de produto e com perguntas e respostas têm uma probabilidade 105% maior de realizar vendas.
  • Consumidores que observam as avaliações de produto e as perguntas e respostas gastam em média 11% a mais do que consumidores que não observam as revisões e as perguntas e respostas.
  • Avaliações de produtos são consideradas 12 vezes mais convidáveis do que as descrições de produto do fabricante.
  • Em média, revisões de produto produzem um aumento de 18% nas vendas. 
  • A questão principal é bastante severa: avaliações de produtos podem fazer ou quebrar um negócio.
  • Sendo assim, a pergunta que a maioria dos vendedores de ecommerce está fazendo é esta: Como eu posso gerar mais avaliações para o meu produto? (e, por favor, que sejam avaliaçõespositivas!)

 

Método 1: Forneça um excelente serviço de atendimento ao cliente.

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O primeiro método é o mais eficaz, e isso é bastante simples: forneça um serviço de atendimento ao consumidor inigualável, demais, excelente, inédito, acima da média e bastante eficaz.

Simples? Sim. Fácil? Diacho!, Não.

O problema do serviço de atendimento ao cliente de alto nível é que ele é caro, de difícil controle. Mas é a única maneira. Para conseguir as avaliações para os produtos, você tem que fazer os consumidores – seus clientes – muito felizes.

É claro que, a qualidade dos seus produtos é importante, mas a maneira que você trata os seus consumidores é muito mais importante.

Já montei vários negócios com o poder das avaliações. Eu geralmente trago novos clientes através do meu funil de webinario. Esses clientes ficam maravilhados com o serviço e se sentem atraídos a deixar avaliações brilhantes. Eu não peço por depoimentos, tanto que eu os recebo espontaneamente.

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Clientes felizes deixam as melhores avaliações de produto.

Método 2: Peça por avaliações em um e-mail de follow-up. 

Uma vez que os consumidores tenham recebido o produto, o tenham aberto, e o tenham usado, envie-lhes um pedido de avaliação.

Existem dois ingredientes importantes para esse pedido:

  1. Determine o tempo certo. Alguns dias pós-venda é perfeito. Alguns prestadores de serviço irão automatizar esse processo e fornecer o tempo perfeito baseado nas datas de envio.
  2. Peça educadamente. Geralmente um pedido evidente de avaliação não é aconselhável. Sua preocupação principal é a satisfação dos consumidores. Esse é o objetivo do seu e-mail. Um sutil “Sua avaliação seria muito apreciada” assim como uma avaliação “a propósito” é eficaz.

Método 3: Ofereça ou conceda descontos nos seus produtos em troca de uma avaliação.

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Esse é, de longe, o método mais popular para ganhar avaliações.

Já que avaliações são uma moeda de marketing online, faz sentido atribuir uma parte do seu orçamento de marketing para elas. Não, você não está comprando avaliações, mas você está fornecendo gratuitamente ou concedendo desconto nos seus produtos para atrair mais avaliações.

Esta estratégia comum tem muitas aplicações, e eu vou recomendar suas várias iterações em alguns dos pontos abaixo.

Método 4: Chegue aos principais revisores.

Avaliações são mais fáceis de serem obtidas no Amazon. Parte do motivo disto é que o Amazon tem mais de 200 milhões de clientes, de modo que alguém provavelmente te dará um feedback. 

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Além disso, o Amazon fornece uma lista dos seus principais avaliadores. Você pode entrar em contato esses avaliadores diretamente, oferecer-lhes um produto gratuitamente, e pedir uma avaliação.

  • Hall da Fama
  • Principais avaliadores 

Método 5: Chegue aos usuários que tenham comprado produtos similares.

A maioria dos sites de ecommerce te mostra o que outros consumidores têm comprado.

Por exemplo, o Amazon apresenta um carrossel de produtos dizendo “Clientes que compraram esse item também compraram.” Escolha itens nesse carrossel que são similares ao seu, e veja abaixo quem os revisaram. 

Se você pedir que esses avaliadores revisem o seu produto em troca de um produto gratuito, eles provavelmente o farão. Eles já provaram que eles 1) querem o produto, e 2)Vão deixar uma revisão.

Método 6: Chegue aos blogueiros de nicho.

Blogueiros de nicho são algumas das pessoas mais review-ready do marketing. Muitos blogueiros têm montado negócios inteiros em torno de avaliações de produtos e da entrada de lucros oriundos do marketing de afiliados ou em espaços publicitários.

A vantagem é que você não só consegue a avaliação para o seu produto, mas também ganha discussões online, interação social, um link e algum tráfego de referência.

Existem riscos, é claro. Avaliadores de blogs profissionais não têm medo de acabar com um produto com uma avaliação negativa se eles acharem merecedor.

Certifique-se de estar aprimorado no seu nicho. Utilize um site como o Blogrank para encontrar blogs de nicho que publicam informações relevantes

Método 7: Pergunte ao seu público o que eles pensam.

Pedir por avaliações pode ser desestimulante. Mas pedir por opiniões é outra coisa.

A maioria dos consumidores está mais disposta a compartilhar uma opinião do que a fornecer uma “avaliação”.

A única diferença é uma troca de palavras. O resultado é o mesmo. Pergunte as pessoas, “o que você acha do (produto)? Conte a sua história aqui”, e disponibilize um link que os permita deixar uma avaliação. 

Método 8: Peça por avaliações nas redes sociais.

Usuários de rede sociais estão propícios a serem consumidores de produtos. De fato, algumas das avaliações mais poderosas estão no Twitter e no Facebook, não no seu site.

Entre nas redes sociais, e solicite avaliações. Se você não pede, você não recebe.

Eu recomendo pesquisar por #productreview ou hashtags parecidas. Normalmente, você vai encontrar uma comunidade de avaliadores desejosos que trocam avaliações por descontos ou produtos grátis. É um bom lugar para começar a sua busca por avaliadores das redes sócias.

9. Consiga ajuda.

Se você precisa de ajuda, busque-a. Avaliações de produtos são importantes.

Você pode usar plataformas como CustomerLobby para te ajudar a gerar avaliações através da web.

Ou se você estiver vendendo produtos físicos, você pode aproveitar o Amazon para gerar confiança do consumidor e lucro. Você pode fazer isso ao listá-los no Amazon como um vendedor e obter avaliações honestas usando plataformas como HonestSociety.

Avisos e frases de efeito.

Muitas pessoas estão dispostas a te vender avaliações por alguns dólares.

Não faça isso. Não compre avaliações. Não é inteligente, é má ideia, é inaceitável, antiético, etc, etc…

Parece ser rápido e inteligente, mas isso também é jogar sujo. Essa é uma clara proposta onde o risco supera a recompensa.

Considerações finais.

Você precisa de avaliações de produto. Se você tiver sorte, as avaliações cairão do céu como o maná no deserto. Porém, se você for inteligente, você vai fazer a sua própria sorte através dos pedidos estratégicos e abordagens inovadoras.

Tudo que você precisa primeiro é um pouco de avaliações. Quando você tiver essas primeiras poucas avaliações, alguma coisa começa a mudar, o seu produto cresce na classificação, ganha visibilidade, aumenta a legitimidade, cria confiança e começa a decolar.

Você conseguirá mais avaliações, o que leva a até mesmo melhores vendas, o que gera ainda mais avaliações, e assim por diante.

Qual é o seu melhor método para gerar avaliações de produto?

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