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Como escolher o melhor software de analytics para marketing online

Marketing e análise de dados andam juntos, assim como arroz e feijão.
Por  Neil Patel
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Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Afinal, não sendo possível analisar dados concretos, é difícil – se não impossível – de fazer qualquer progresso legítimo com sua campanha de marketing online.

Considere o fato de que é esperado que profissionais de marketing gastem mais que 11% de seu orçamento total em analytics no ano de 2016, está claro que essa é uma área importante.

A coisa surpreendente é que analytics de marketing digital não se traduz em resultados reais para muitos profissionais.

De fato, “apenas 22% dos profissionais de marketing possuem iniciativas guiadas por dados que alcançam resultados significativos.”

Além disso, “apenas 44% dos CMOs dizem que eles calculam seu ROI.”

Aqui estão alguns elementos para analisar quando for procurar sua ferramenta de analytics para marketing digital para garantir que gere dados acionáveis.

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Demo Grátis

Eu um grande fã de testar antes de comprar, especialmente quando falamos de marketing analytics.

A última coisa que você deseja é ficar preso com uma plataforma complicada, árdua, pouco amigável ao usuário e que não supre as necessidades do time de marketing.

Com tantos produtos diferentes disponíveis que funcionam numa gama diferenciada de características e opções ao usuário, é complicado dizer com certeza qual a plataforma irá funcionar, a não ser que você a teste antes.

Recomendo que todos que fazem parte do seu time de marketing deem uma olhada antes de fazer qualquer aquisição. Tenha todos os feedbacks para ver qual é a mais viável para a empresa antes de se comprometer.

Mix de Canais de Marketing

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Quantos canais de marketing sua empresa tem atualmente? É um número passível de acréscimos no futuro conforme você experimente novas estratégias?

Essas são duas perguntas que você terá que se perguntar quando for procurar por diferentes tipos de ferramentas.

Obviamente, você quer uma plataforma que seja capaz de monitorar todos os seus canais já existentes. Quer você esteja fazendo SEO, social media marketing, marketing de conteúdo ou um mix, é essencial que você possa rastrear tudo numa única plataforma. Isso padroniza o seu marketing e simplifica a sua vida.

Você deveria também considerar o futuro e se irá ou não se espalhar para outros canais.

A ferramenta de marketing analytics que você escolher deve ser robusta e flexível o suficiente para crescer junto com você e acomodar suas necessidades futuras.

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Dados centrados no consumidor

Para realmente se ter um senso do comportamento do visitante, a ferramenta deve ser capaz de analisar comportamentos individuais do consumidor e não apenas compilar dados agregados.

Eu tive muitos avanços, seguindo o caminho que um consumidor toma individualmente. Isso permite que eu entenda seu processo e veja o que estou fazendo certo e o que precisa de ajustes.

Se uma pessoa específica é convertida e acaba gastando alguns bons reais, eu quero saber qual a sequência de passos que levou para isso para que eu repetir.

Talvez eu tenha adquirido ela através do Twitter, então foi até a minha página, então para minha landing page primária e daí em diante.

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Em resumo, eu recomendo que escolha uma ferramenta que possa rastrear comportamento individual, ao invés de simplesmente analisar as massas.

Fácil de usar

Quando co-fundei a Crazy Egg, eu queria fazer isso o mais simples possível, minimizando a curva de aprendizado.

Eu também queria ter certeza que usuários poderiam obter dados que precisam de forma extremamente intuitiva.

Por isso utilizamos o conceito de heat maps. Nós reconhecemos que seres humanos são criaturas inerentemente visuais e frequentemente a melhor forma de decifrar dados é apresentá-los visualmente.

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Enquanto eu não disser que a sua ferramenta de marketing analytics precisa ser super visual, é importante que ela seja super fácil de usar e demande o mínimo possível da sua curva de aprendizado.

Se o seu time está constantemente lutando para utilizar uma plataforma específica, isso pode tornar-se rapidamente um problema maior do que se deve, e os benefícios são ofuscados por sua complexidade.

Você também precisa considerar que os futuros membros da sua equipe terão que aprender a usar a ferramenta. Se isso lhes tomar, digamos, mais de uma semana, será um problema para sua produtividade.

Para determinar a facilidade de uso, tenha sempre três coisas em mente: intuitividade, interface amigável e o comprimento da curva de aprendizado.

Integração com outros sistemas

Quando profissionais de marketing são pegos por todas as maravilhas de uma plataforma incrível de marketing analytics, geralmente acabam esquecendo de um detalhe incrivelmente importante.

Será que irá integrar com outros sistemas chave que já estamos usando?

Por exemplo, se você está utilizando um sistema de CRM, você quer ter certeza que um produto prospectivo irá integrar eficientemente.

De outra forma, você pode se ver rapidamente com um problema em mãos. É como tentar forçar um quadrado dentro de um circulo. Simplesmente, não dá.

Tenha certeza de analisar todas as integrações possíveis antes de tomar sua decisão final.

Conclusão

O grande número de ferramentas de marketing analytics faz com que elas sejam a bênção e a praga. De um lado, você pode escolher entre uma diversidade de produtos e inúmeras características.

Por outro lado, pode ser maçante para tomar a decisão final. No entanto, ao ter alguns fatores primários na cabeça, você será capaz de acelerar sua pesquisa e encontrar um produto que seja realmente compatível com sua empresa.

Quais características você acha mais importante numa ferramenta de marketing analytics?

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