6 Ferramentas de Marketing de Conteúdo Para Usar de Graça

Para ser um profissional de marketing digital bem-sucedido você deve criar valor. Um conteúdo valioso tem atenção. Um pouco de conteúdo valioso terá muito mais atenção do que um conteúdo “ok”. Então crie valor.
Por  Neil Patel
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Para ser um profissional de marketing digital bem-sucedido você deve criar valor. Um conteúdo valioso tem atenção. Um pouco de conteúdo valioso terá muito mais atenção do que um conteúdo “ok”. Então crie valor.

Mas criar valor é um trabalho muito difícil. Insanamente muito difícil.

Para criar valor sem esgotar-se, você precisa das ferramentas certas. E eu não estou falando das ferramentas mais caras.

Quando o progresso fica difícil, muitos profissionais de conteúdo procuram as peças de software mais caras que podem encontrar…

Desnecessário.

Você precisa de ferramentas que simplificam seu processo de criação de conteúdo sem te custar muito. A questão é, ferramentas livres são geralmente ignoradas e algumas vezes elas não parecem “ferramentas”. Por essa razão, profissionais de conteúdo acham que elas são menos valiosas do que as ferramentas pagas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vamos dar uma olhadas em algumas ferramentas online de marketing de conteúdo que muitas pessoas não usam.

1. Make My Persona por HubSpot

Eu admito, a construção de uma personalidade pode não ser um dos meus passos favoritos em um processo de criação de conteúdo. Mas é um dos mais importantes.

Felizmente, HubSpot surgiu com uma solução. Criar a personalidade do consumidor é uma sopro com sua ferramenta Make My Persona.

A ferramenta te guia através da criação da personalidade com uma série de 19 perguntas. Quando você acabar, eles te enviam um panorama completo em PDF do seu consumidor com foco no seu empenho.

2. Quora

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando Quora lançou pela primeira vez em 2009, eu não dei muita atenção.

Ótimo, aqui está outro site de perguntas e respostas…

Bem, eu estava errado. Hoje, Quora é o maior site de perguntas e respostas da internet e a base do meu processo de construção de conteúdo.

Dado seu enorme banco de dados de perguntas e respostas, entende-se que os profissionais de conteúdo podem usar o Quota para monitorar tendências e seguir influenciadores.

As comunidades do Quora são divididas por uma série de tópicos, onde os usuários perguntam sobre qualquer coisa desde trabalhar para Elon Musk até a má natureza dos gatos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As perguntas geralmente dão um ótimo conteúdo. Uma busca de uma palavra-chave “brinquedos para cachorros”, por exemplo, apresenta muitas ideias de conteúdo para disputar.

Quora é uma ferramenta eficaz para buscar ideias de conteúdo, estabelecer credibilidade e responder os comentários e as perguntas dos seus consumidores.

3. Reddit

Reddit é um tesouro valioso de ideias de conteúdo que eu quase não compartilhei aqui despreocupado de que profissionais de marketing vão entrar e estragar tudo

Com tantas ferramentas fantásticas para escolher, porque se incomodar com o Reddit? A resposta está em um palavra: tráfego.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É um centro movimentado de tendências atuais e interessantes nichos, com mais de 8 bilhões de visualização no mês passado. Além disso, o Reddit é ideal para mirar na sua audiência, clamando sobre 11.000 comunidades ativas, chamadas de “subreddits”.

Todos querem promover seus conteúdos lá (e porque não?), mas é também um lugar maravilhoso para fazer perguntas e aprender com o potencial dos consumidores. Os usuários do Reddit compartilham abertamente nos comentários suas preocupações, dores e esperanças, tudo isso pode ser usado como ideia de conteúdo.

Nota: Os usuários do Reddit tem seus dedos no pulso da internet. O que fica curtido no Reddit tende a se espalhar como fogo pela internet como um todo. Por esta razão, o marketing no Reddit leva um pouco de sutileza e conhecimento do usuário base. Um passo em falso pode prejudicar sua marca severamente.

4. Feedly

Feedly é minha melhor ferramenta para encontrar conteúdo notável na minha empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu uso o Feedly para reunir os novos artigos do Facebook ou outros sites da minha empresa, como o Instituto do Marketing de Conteúdo e a Forbes.

Quando um artigo me desperta atenção, eu rapidamente dou uma olhada sem compromisso para ter certeza que é um conteúdo com qualidade. Se sim, eu compartilho o artigo com a minha audiência e faço uma citação no meu blog. Desta maneira, eu tenho um fluxo diário de ideias de conteúdo na ponta do meu dedo.

5. Canva

Nosso mundo é visual. Conteúdo visual domina a mídia online.

Posts de blogs com conteúdo interessante obtêm mais clicadas e compartilhamentos. Marcas que usam vídeos vendem mais produtos.

Porém conteúdo visual não é barato. Um visual bem desenhado pode te custar milhares de dólares. Os profissionais de conteúdo precisam de um maneira para criar um conteúdo interessante sem gastar todo o seu orçamento.

Cadastre-se no Canva, uma ferramenta gráfica simples projetada para profissionais de conteúdo. Com o Canva, você pode criar imagens belamente projetadas para os posts do seu blog e para suas redes sociais em um minuto. 

Eu amo o Canva porque:

 

  • Eles possuem imagens de qualquer tamanho ou formato.
  • Facilmente encontra imagens para feriados e eventos.
  • Rapidamente edita textos e cores ou adiciona um próprio.
  • Escolhe entre milhões de imagens e ícones.
  • Adicionar texto é fácil.
  • A interface é limpa e simples.

 

O Canva é uma ferramenta essencial para profissionais de conteúdo. Eu não conheço ninguém que não o usa.

É hora de começar a usar o Canva se você ainda não está usando. Em apenas alguns minutos, seu conteúdo e sua rede social ficará realçado com lindas imagens. 

6. Grupos do LinkedIn

Os grupos do LinkedIn são uma outra maneira de se conectar com as comunidades, conseguir ideias para conteúdo ou compartilha seu conteúdo com os grupos.

Em minha experiência, a energia dos grupos do LinkedIn é amigável e “acessível”, tornando a ferramenta fácil para se conectar com os líderes das empresas. Todos podem participar e compartilhar suas especialidades.

Um conselho: participe das discussões antes de compartilhar qualquer conteúdo. Participações regulares mostram que você faz parte da equipe e cria confiança com os outros membros.

Fique de olho nas discussões por algumas semanas para ver o que o conteúdo faz bem. Depois que você estiver engajado, vá em frente e compartilhe seu conteúdo. 

Daí, o tráfego gerado é uma reconsideração. Ocasionalmente compartilhe seu conteúdo em um grupo e responda alguns comentários, novamente mostre que você está lá para ajudar e dar suporte à comunidade.

Conclusão

Com estas ferramentas, você será capaz de encontrar ideias, criar um ótimo conteúdo e levar isso a audiência certa.

Mas mesmo com esse conjunto de ferramentas, a responsabilidade é sua: você diz como estas ferramentas são usadas e se você está criando ou não algo verdadeiramente valioso.

Seu conhecimento pessoal e sua experiência são grandes ferramentas para tudo. Para ter êxito no marketing de conteúdo hoje, comece colocando-os para funcionar.

Quais são suas melhores ferramentas de marketing de conteúdo?

Compartilhe

Mais de Marketing digital Neil Patel