Fechar Ads

As 10 melhores notícias do InfoMoney neste semestre de recordes do site

Em um semestre marcado pela melhor audiência da história do site, entrevistas exclusivas e análises especiais ajudaram na melhor tomada de decisão dos investidores e merecem ser revistas antes deste novo semestre que virá
Por  Thiago Salomão -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

SÃO PAULO – Foi um semestre de muitos altos e baixos no mercado financeiro e na política. Tentar comparar o cenário de 1º de janeiro de 2017 com o que estamos vendo neste 30 de junho chega a nos deixar angustiados tamanho o excesso de transformações e mudanças de personagens nesse gigante tabuleiro geopolítico.

O desafio em informar rapidamente como estas mudanças repentinas poderiam impactar o rumo dos seus investimentos foi muito recompensador neste 1º semestre: em maio, mês que o mercado tremeu com vazamento do áudio da conversa entre Joesley Batista e Michel Temer, batemos nossos recordes de usuários únicos (9,2 milhões) e de visualizações (65 milhões) em um único mês.

Aproveitando esse clima de retrospectiva, selecionei as 10 matérias do InfoMoney que, na nossa opinião, merecem ser revisitadas neste fim de junho.

Veja o ranking das 10 melhores matérias do IM no semestre:

10º) DUPLA ENTREVISTA – Luiz Parreiras e Pedro Sales, da Verde Asset

Em 2017, conversamos com dois dos gestores que trabalham próximo de Luis Stuhlberger, o lendário gestor do Fundo Verde (considerado o melhor fundo de investimento da história no Brasil). No final de abril, Luiz Parreiras explicou por que estava tão preocupado com a apatia do mercado à perspectiva cada vez pior para aprovação de reformas no Brasil – algo que começou a ser mais fortemente precificado a partir de maio (link da entrevista completa). Já em maio, foi a vez de conversar com Pedro Sales, homem encarregado de analisar as ações dentro da Verde Asset. Na conversa, ele revelou as 5 ações prediletas do seu fundo (Link da entrevista completa).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

9º) ANÁLISE: as 7 maneiras como a “queda livre” da Selic impacta o mercado de ações

No começo do ano, a expectativa de que a taxa de juros brasileira iria iniciar uma fortíssima tendência de queda nos fez publicar uma análise bem completa sobre as diferentes maneiras de como a queda da Selic impacta o mercado de ações. Hoje, a tese de que os juros cairão mesmo com o cenário político conturbado ajuda a “reviver” esta análise – embora o cenário que gira em torno da política monetária atualmente é bem diferente daquele visto em janeiro (Link da matéria aqui).

8º) ANÁLISE – Unipar e a tão polêmica OPA de fechamento de capital
Dentro do cenário corporativo, tivemos muitas grandes empresas tomando conta das manchetes dos jornais. Mas gostaria de destacar uma notícia que certamente não ganhou as páginas dos veículos de comunicação mais populares, mas deu muito o que falar no mercado financeiro: uma análise bem detalhada sobre o case de Unipar (UNIP6) e a grande polêmica que envolve o fechamento de capital da companhia – enquanto os controladores querem pagar R$ 7,50 por cada ação da empresa para retirá-la da bolsa, os acionistas não querem aceitar a oferta por acreditar que ela deveria valer pelo menos o dobro (Link da matéria completa).

7º) As 6 ações prediletas dos seguidores de Warren Buffett no Brasil

Todo ano, acompanhar o “Value Investing Brasil” é um grande prazer para qualquer apaixonado do mercado de ações. Neste ano, selecionamos as 6 ações que mais inspiraram confiança por parte dos gestores de “Value Investing”, que seguem os princípios do megainvestidor Warren Buffett na hora de selecionar ações para colocar na carteira (Link da matéria completa).

6º) 8 gestores contam o que fizeram no pior dia da bolsa desde 2008

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

18 de maio foi um dia histórico na bolsa: o primeiro circuit breaker acionado desde 2008 trouxe muito pânico e aprendizado para os investidores. Por isso, fomos ouvir 8 grandes gestores da indústria brasileira de fundos de investimento para entender o que eles fizeram nesta data e quais lições poderíamos tirar de um episódio como esse (Link da matéria completa)

5º) Shawn Achor: quer ganhar mais dinheiro? Aprenda a ter pensamento positivo

A Expert Latin America Conference 2017, evento promovido pela XP Securities em Miami, contou com a presença do escritor e palestrante americano Shawn Achor, autor de best-sellers como “O Jeito Harvard de Ser Feliz” e “Before Happiness”. Durante a apresentação, ele explicou com base em estudos a importância do “otimismo” na obtenção do sucesso financeiro. Uma visão ao mesmo tempo interessante e bem intrigante, que certamente te fará rever alguns conceitos pre-concebidos sobre como atingir o sucesso (Link da matéria completa)

4º) Florian Bartunek: a principal lição para evitar que o pânico te domine nos dias de caos
A entrevista foi publicada no último dia do semestre, mas merece ser revista muitas e muitas vezes. Florian Bartunek, fundador da Constellation Asset (gestora com mais de R$ 4 bilhões de ativos sob gestão e que possui Jorge Paulo Lemann como um dos sócios), deu uma verdadeira sobre finanças comportamentais e qual a melhor forma do pânico não nos dominar nos próximos “Friboigates”, carinhoso apelido dado ao fatídico dia 18 de maio, quando o Ibovespa acionou o “circuit breaker” pela primeira vez desde 2008 após o mercado entrar em colapso com o vazamento do áudio da conversa entre Michel Temer e Joesley Batista (Link da matéria completa aqui).

3º) Marcio Appel: esqueça o Temer, a queda de juros não depende do avanço de reformas
Sempre é muito interessante acompanhar as entrevistas do Marcio Appel, não só pelo invejável retrospecto do gestor da Adam Capital (cujos fundos já entregaram até 440% do CDI em pouco mais de um ano de existência) mas também pelas opiniões diretas e, quase sempre, contrárias ao que o consenso do mercado aponta. Nesta conversa em junho, feita no dia que ele lançou seu novo fundo de investimento, Appel contou ainda o que fez com sua carteira no fatídico dia 18 de maio (Link da matéria completa).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2º) Eduardo Giannetti: os dois cenários possíveis para 2018 dependem do Lula

A Expert 2017, evento promovido pela XP Investimentos, contou com uma série de palestrantes de renome, como Roberto Setubal, Luis Stuhlberger, Luiz Barsi, Deltan Dallagnol e Armínio Fraga. Um dos palestrantes ilustres ainda concedeu uma entrevista exclusiva ao InfoMoney: Eduardo Giannetti da Fonseca. Durante a conversa, ele explicou por que os dois cenários previstos para as eleições de 2018 (pulverização ou polarização) depende exclusivamente da presença (ou ausência) do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele ainda diz que, como brasileiro, preferiria uma eleição pulverizada – isto é, sem Lula disputando (Link da matéria completa).

1º) Entrevista com Luiz Barsi

O primeiro lugar não tinha como ser diferente: Luiz Barsi Filho, um dos maiores investidores pessoa física da bolsa brasileira, concedeu uma entrevista épica para o InfoMoney. Durante os 63 minutos de conversa, ele contou como foram seus primeiros passos no mercado de ações, como construiu sua riqueza investindo em boas empresas e quais os principais pilares da sua estratégia de investimentos. (Link da matéria aqui).

Thiago Salomão Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers

Compartilhe

Mais de Blog da redação