Blog InfoMoney

Moeda na era digital

Em blogs / cambio / moeda-na-era-digital

IXBTC, o primeiro Índice Brasileiro de Bitcoin

À medida que o bitcoin vai se popularizando e sendo difundindo no mercado nacional, surgem também novas exchanges e formas de comprar a moeda digital no Brasil. Mas com isso surgem também alguns problemas – e oportunidades para traders arbitrarem nas diversas exchanges –: há diversas cotações vigentes no mercado brasileiro, em exchanges com distintos volumes de negociação, o que faz com que responder a pergunta “qual o preço do Bitcoin no Brasil” seja algo não tão direto.

À medida que o bitcoin vai se popularizando e sendo difundindo no mercado nacional, surgem também novas exchanges e formas de comprar a moeda digital no Brasil.

Mas com isso, surgem também alguns problemas – e oportunidades para traders arbitrarem nas diversas exchanges: há diversas cotações vigentes no mercado brasileiro em exchanges com distintos volumes de negociação, o que faz com que responder à pergunta “Qual o preço do Bitcoin no Brasil?” seja algo não tão direto.

Em face dessa dificuldade, o BRBitcoin, portal sobre notícias e educação de criptomoeda na língua portuguesa, criou um Índice Brasileiro de Bitcoin, o IXBTC.

Recomendo ler o Fact Sheet do índice para entender a metodologia e critérios de cálculo.

Segundo Marcelo Miranda, idealizador do IXBTC, o índice busca “servir como uma referência única que reflita as condições do mercado de bitcoin no Brasil, facilitando a adoção do bitcoin pelas empresas”.

Além disso, defende o criador do IXBTC, um índice dessa commodity digital pode também “ajudar, no futuro, como o padrão subjacente para derivativos de bitcoin, o que certamente auxiliará no gerenciamento de risco”.

O IXBTC é mais um sinal do desenvolvimento e amadurecimento da indústria de criptomoedas em solo nacional. Uma indústria ainda nascente, sim, mas muito promissora. 

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

 

perfil do autor

InfoMoney Blogs

Fernando Ulrich

Fernando Ulrich é mestre em Economia pela URJC de Madri e especialista de criptomoedas e blockchain do Grupo XP, com passagem por multinacionais, como o grupo ThyssenKrupp, e instituições financeiras, como o Banco Indusval & Partners. É autor do livro “Bitcoin – a Moeda na Era Digital” e Conselheiro do Instituto Mises Brasil.

Quer dicas exclusivas?

Preencha os campos abaixo e receba dicas e conteúdos exclusivos do blog Moeda na era digital

Contato