Fechar Ads

IXBTC, o primeiro Índice Brasileiro de Bitcoin

À medida que o bitcoin vai se popularizando e sendo difundindo no mercado nacional, surgem também novas exchanges e formas de comprar a moeda digital no Brasil. Mas com isso surgem também alguns problemas – e oportunidades para traders arbitrarem nas diversas exchanges –: há diversas cotações vigentes no mercado brasileiro, em exchanges com distintos volumes de negociação, o que faz com que responder a pergunta “qual o preço do Bitcoin no Brasil” seja algo não tão direto.
Por  Fernando Ulrich
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

À medida que o bitcoin vai se popularizando e sendo difundindo no mercado nacional, surgem também novas exchanges e formas de comprar a moeda digital no Brasil.

Mas com isso, surgem também alguns problemas – e oportunidades para traders arbitrarem nas diversas exchanges: há diversas cotações vigentes no mercado brasileiro em exchanges com distintos volumes de negociação, o que faz com que responder à pergunta “Qual o preço do Bitcoin no Brasil?” seja algo não tão direto.

Em face dessa dificuldade, o BRBitcoin, portal sobre notícias e educação de criptomoeda na língua portuguesa, criou um Índice Brasileiro de Bitcoin, o IXBTC.

<p>http://www.brbitcoin.com.br/chart/</p> <p><span mce_>Recomendo ler o </span><em><a href=”http://www.brbitcoin.com.br/FactSheetIXBTC-BRbitcoin.pdf” mce_href=”http://www.brbitcoin.com.br/FactSheetIXBTC-BRbitcoin.pdf” target=”_blank”><strong>Fact Sheet</strong></a> </em><span mce_>do índice para entender a metodologia e critérios de cálculo.</span></p> <p>Segundo Marcelo Miranda, o idealizador do IXBTC, o índice busca “servir como uma referência única que reflita as condições do mercado de bitcoin no Brasil, facilitando a adoção do bitcoin pelas empresas”.</p> <p>Além disso, defende o criador do IXBTC, um índice dessa commodity digital pode também “ajudar, no futuro, como o padrão subjacente para derivativos de bitcoin, o que certamente auxiliará no gerenciamento de risco”.</p> <p>O IXBTC é mais um sinal do desenvolvimento e amadurecimento da indústria de criptomoedas em solo nacional. Uma indústria ainda nascente, sim, mas muito promissora.</p>

Recomendo ler o Fact Sheet do índice para entender a metodologia e critérios de cálculo.

Segundo Marcelo Miranda, idealizador do IXBTC, o índice busca “servir como uma referência única que reflita as condições do mercado de bitcoin no Brasil, facilitando a adoção do bitcoin pelas empresas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, defende o criador do IXBTC, um índice dessa commodity digital pode também “ajudar, no futuro, como o padrão subjacente para derivativos de bitcoin, o que certamente auxiliará no gerenciamento de risco”.

O IXBTC é mais um sinal do desenvolvimento e amadurecimento da indústria de criptomoedas em solo nacional. Uma indústria ainda nascente, sim, mas muito promissora. 

Fernando Ulrich Fernando Ulrich é Analista-chefe da XDEX, mestre em Economia pela URJC de Madri, com passagem por multinacionais, como o grupo ThyssenKrupp, e instituições financeiras, como o Banco Indusval & Partners. É autor do livro “Bitcoin – a Moeda na Era Digital” e Conselheiro do Instituto Mises Brasil

Compartilhe

Mais de Moeda na era digital

Moeda na era digital

Fidelity Digital Assets, um novo gigante no mercado de criptoativos

Na última segunda-feira, dia 15 de outubro, a Fidelity Investments -- uma gigante do mercado financeiro americano com US$ 7,0 trilhões de ativos sob gestão -- anunciou sua mais recente iniciativa: a Fidelity Digital Assets, uma empresa voltada a atender clientes institucionais com soluções profissionais de execução e custódia de ativos digitais.