- Emissora decidiu cancelar o debate: a menos de uma hora do horário previsto para o início do evento, a TV Globo emitiu uma nota informando que havia cancelado o debate após decisões judiciais que foram avaliadas pela diretoria do canal como “interferência”.
- Último debate antes do 1º turno: o encontro promovido pela TV Globo aconteceria nesta quinta-feira (1º), a três dias da votação.
- Flávio Bolsonaro desiste: a decisão do candidato do PL ocorreu após a ministra Estela Aranha, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), impedir que a emissora mantivesse um espaço vazio no estúdio para representar a ausência de Lula.
- STF coloca Renan no debate: o ministro Gilmar Mendes determinou que Renan Santos tem o direito de participar do debate. Augusto Cury (Avante), Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo) já haviam confirmado presença.
- Lula não participa: o presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que não participará do debate e concederá uma entrevista ao Flow Podcast no mesmo horário.
- Formato mistura temas livres e regionais: o debate será dividido em quatro blocos de perguntas e respostas, sendo dois dedicados a temas livres e dois a temas pré-determinados. Os candidatos ficarão posicionados ao redor de um mapa do Brasil e discutirão questões relacionadas às diferentes regiões do país.
Confira os principais destaques do debate:
Cury reafirma candidatura e dirige criticas a Lula e Flávio
Caiado diz que Judiciário virou ‘trágico protagonista’ da eleição
O candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado (PSD), responsabilizou o Judiciário pelo cancelamento do debate da TV Globo, na noite desta quinta-feira (1º).
“O Judiciário se tornou o trágico protagonista dessa eleição. O cancelamento do debate é a prova de uma contaminação completa no processo”, afirmou, na rede X. Para Caiado, “há candidatos que recuam com medo do confronto”.
Ainda segundo Caiado, as decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF) estariam criando uma “ditadura da toga”. “Eles querem se reunir entre eles e definir quem é o presidente da República”, comentou.
Caiado também atribuiu a Lula a responsabilidade pelo fato do debate não ter acontecido, afirmando que o petista “não só fez questão de não comparecer, mas fomentou uma linha paralela em um podcast”. Lula participa de entrevista no podcast Flow.
‘Lula e Flávio fugiram mais uma vez’, critica Renan Santos
O candidato do Missão à Presidência da República, Renan Santos, atribuiu a Flávio Bolsonaro (PL) e a Lula (PT) o cancelamento do debate da TV Globo, que estava previsto para a noite desta quinta-feira (1º).
“Flávio Bolsonaro cancelou sua participação três minutos após a minha participação ser oficializada. Três minutos. O medo que esse cara tem de mim fez o cancelamento dele rolar três minutos depois”, afirmou nas redes sociais.
Renan relatou que estava a caminho da emissora quando soube do cancelamento e que sua equipe chegou aos estúdios, mas não conseguiu entrar.
“Você, brasileiro, não terá debate algum. Os candidatos Lula e Flávio Bolsonaro fugiram mais uma vez, e por conta dessa fuga não haverá debate. Essa é uma eleição em que você não saberá a proposta dos candidatos, porque eles não querem falar”, disse.
Após cancelamento, Zema critica decisão do STF que beneficiou Renan
Após o cancelamento do debate da Globo entre presidenciáveis, que ocorreria nesta quinta-feira (1º), o candidato Romeu Zema (Novo) aproveitou o espaço para pronunciamento, concedido pela emissora aos candidatos já presentes no estúdio em que ocorreria o encontro, para dirigir suas críticas ao Supremo Tribunal Federal.
Na breve fala, Zema citou a decisão do STF que obrigou a emissora a garantir sua participação no debate que ocorreria, alegando que a falta de clareza na lei eleitoral que determina a obrigatoriedade em debate ter atrapalhado sua ida.
“O Novo hoje tem seis parlamentares, e na lei fala que precisa ter ao menos cinco. Mas ela não é clara se precisa ter um número total ou se é um número mínimo eleito na última eleição”, destacou.
Na sequência, Zema criticou a decisão do ministro Gilmar Mendes, que no mesmo teor permitiu a participação de Renan Santos (Missão) ao debate.
“A minha decisão é com pé e cabeça, agora uma decisão aí, que trouxe o outro candidato, me parece que desobedece inclusive totalmente essa regra que está na legislação eleitoral”, criticou.
Logo após a decisão proferida por Gilmar, Flávio Bolsonaro (PL) também recusou a ida ao debate, o que motivou a emissora a cancelar o encontro pela ausência dos dois principais candidatos.
“Quem perde hoje é a nossa democracia, nós estamos em uma situação de vergonha nacional, na ultima semana a imprensa do mundo todo publicou matérias mencionando que a nossa suprema corte está envolvida em escândalos até o nariz. Mas estou confiante, dia 4 o povo brasileiro dará uma resposta certa”, concluiu Zema aos jornalistas presentes.
“Acho que esses debates estão infrutíferos”, diz Lula
Em sua entrevista ao Flow Podcast, no mesmo horário em que seria o debate da TV Globo, Lula criticou o formato dos debates.
“Eu acho que esses debates estão infrutíferos, não produzem nada e não dão sequencia. E aí o pessoal fica fazendo gracinha, (questionando) qual é a piada? Qual é a pegadinha? Quando você está num debate para a Presidência da República é uma coisa mais séria”, disse Lula.
Flávio Bolsonaro anuncia live nas redes sociais 21h30
Após desistir de participar do debate da Globo, posteriormente cancelado, Flávio Bolsonaro (PL) anunciou que fará uma live nas redes sociais a partir das 21h30.
“Não vou compactuar com censura e interferência do Judiciário”, disse Flávio, em vídeo postado no Instagram.
“Em respeito aos milhões de brasileiros que aguardavam nossas propostas, vamos às 21h30 fazer uma live na TV celular Flávio Bolsonaro”, afirmou.
Começa entrevista de Lula no podcast Flow
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esta concedendo agora entrevista ao Flow Podcast.
Decisões do TSE e STF levam Globo a cancelar último debate antes do voto
A TV Globo cancelou o debate presidencial desta quinta-feira (1º), que seria o último antes do primeiro turno.
A emissora afirmou que duas decisões judiciais recebidas poucas horas antes do programa alteraram as regras previamente acordadas com as campanhas e provocaram “insegurança jurídica”.
O TSE proibiu a manutenção do púlpito vazio de Lula (PT) e as perguntas dirigidas ao candidato ausente. Já o STF determinou a participação de Renan Santos (Missão), que não estava entre os convidados obrigatórios pelo critério de representação no Congresso.
Ao anunciar o cancelamento, a Globo disse que as sucessivas decisões representaram, em sua avaliação, interferência na liberdade dos veículos de imprensa para organizar debates eleitorais.
Globo cancela debate
“A Globo tem longa tradição na organização de debates eleitorais. Nosso propósito é promover a discussão de ideias para o Brasil. Oferecer aos eleitores a oportunidade de comparar projetos. Nosso dever é o de promover a democracia.
Mas as sucessivas decisões judiciais tomadas momentos antes da realização do debate causam insegurança jurídica e representam uma interferência indevida na liberdade que os veículos de imprensa tem de organizar os debates eleitorais.
Por essa razão, a Globo decidiu cancelar o debate desta noite.
A Globo agradece aos demais candidatos e faz esses esclarecimentos em respeito aos eleitores e ao público que esperavam ter a oportunidade de ouvir propostas para o futuro do país”.
Última pesquisa
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1º) mostra Lula (PT) com 45% dos votos válidos no primeiro turno, contra 40% de Flávio Bolsonaro (PL). A diferença é de cinco pontos percentuais.
Em uma eventual segunda rodada, os dois aparecem em empate técnico: Lula tem 48% das intenções de voto totais e Flávio, 45%. Na pesquisa anterior, divulgada em 24 de setembro, o placar era de 47% a 45%.
Os dois também têm o mesmo índice de rejeição: 45% dos entrevistados dizem não votar de jeito nenhum em Lula, mesmo percentual registrado por Flávio.
O Datafolha ouviu 2.506 eleitores entre 28 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o código BR-08039/2026.
Flávio deixa debate e reduz exposição antes do 1º turno
Flávio Bolsonaro (PL) desistiu do debate da TV Globo depois que o TSE proibiu a emissora de exibir um púlpito vazio para representar a ausência de Lula (PT).
A campanha pretendia explorar a cadeira vazia como recurso contra o presidente. Sem esse elemento, Flávio avaliou que ficaria mais exposto a ataques dos demais candidatos sem Lula no palco e classificou a decisão da Justiça Eleitoral como “censura”.
A escolha reduz o risco de um confronto desfavorável, mas também deixa Flávio fora do principal espaço de exposição televisiva da reta final. Lula também não participará do debate, mas concederá entrevista ao vivo ao Flow Podcast no mesmo período.
Candidatos chegam ao estúdio
Segundo informações da TV Globo, os candidatos Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (PSD) e Augusto Cury (Avante) já chegaram aos estúdios.
Depois da decisão do STF, Renan Santos (Missão) informou que está a caminho da emissora.
Renan Santos comemora decisão do STF e lamenta ausência de Flávio
O candidato à Presidência da República pelo Missão, Renan Santos, comemorou nas redes sociais a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que determinou que a Globo inclua sua presença no debate eleitoral desta quinta-feira (1º).
“Estou no debate, estou indo agora para o Projac e espero que a Globo acate a decisão. Temos muito a dizer. Torço para o Flávio [Bolsonaro] ir no debate. Ele acabou de soltar uma nota dizendo que não vai. Flávio, vá ao debate! Nós precisamos conhecer suas propostas e entender que você tem uma ideia. Não fuja! Já basta o Lula ter fugido de mim”, destacou em vídeo publicado em seu perfil da rede X.
Aviso em publicação
“Acabo de tomar a decisão de não ir ao debate da Globo em função da censura imposta ao evento pelo TSE. A imprensa tem que ser livre e as eleições limpas. Em breve mais detalhes”, disse Flávio em uma publicação nas redes sociais.
Flávio Bolsonaro desiste de ir ao debate
Flávio Bolsonaro (PL) desistiu de participar do debate presidencial da TV Globo, último antes do primeiro turno, poucas horas antes do início do evento.
A decisão foi tomada após a campanha reavaliar a presença do senador diante da determinação da ministra Estela Aranha, do TSE, que proibiu o uso de uma cadeira vazia para representar a ausência de Lula (PT), e da decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que incluiu a participação do candidato do Missão, Renan Santos.
Gilmar Mendes manda Globo incluir Renan Santos em debate
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinou que a Globo inclua o candidato à Presidência, Renan Santos (Missão) no debate eleitoral desta quinta-feira (1º), que ocorre às 21h30.
A defesa de Renan Santos argumentou que o candidato participou de todos os eventos promovidos pela TV Globo até o momento. Segundo os advogados, o convite feito pela emissora abrangia debates, sabatinas e cobertura das agendas dos presidenciáveis, o que teria criado uma legítima expectativa de participação também no debate desta quinta-feira.
No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nunes Marques havia negado o pedido de Santos, afirmando que a emissora não era obrigada a convidá-lo porque seu partido não cumpre o requisito de possuir ao menos cinco parlamentares eleitos. Para o ministro, os convites anteriores não obrigam a Globo a garantir a presença do candidato no debate.
Como funcionará o debate da Globo
O debate terá quatro blocos de perguntas e respostas e uma etapa de considerações finais. Dois blocos terão temas determinados e dois serão de tema livre.
Os candidatos poderão circular pelo estúdio e participarão de uma dinâmica ao redor de um mapa do Brasil. Entre os assuntos previstos estão preservação da Amazônia, segurança nas fronteiras, combate ao crime organizado e infraestrutura para exportações. Também haverá temas predefinidos disponíveis em um telão.
Em cada confronto, quem pergunta terá dois minutos para administrar entre pergunta e réplica. O candidato que responde terá três minutos para dividir entre resposta e tréplica.
Lula fica fora e dará entrevista a podcast
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participará do debate da Globo nesta quinta-feira.
No mesmo período, Lula dará entrevista ao Flow Podcast. A participação foi anunciada para começar às 20h45, pouco antes do início do debate.
A Globo manteve o encontro mesmo com a ausência do presidente.
Globo realiza último debate presidencial antes do 1º turno
O InfoMoney acompanha em tempo real o debate da TV Globo entre os candidatos à Presidência da República. O encontro desta quinta-feira (1º) é o último confronto televisionado antes do primeiro turno, marcado para domingo (4).
Quatro candidatos participam do debate da Globo
Augusto Cury (Avante), Flávio Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo) participam do último debate presidencial antes do primeiro turno.
Zema entrou na lista após decisão do presidente do TSE, Kassio Nunes Marques, que garantiu a participação dos candidatos do Novo nos debates eleitorais.