Conteúdo editorial apoiado por

App para declarar Imposto de Renda é mais usado em 2022; veja se você pode usar ferramenta

Acesso ao app só é possível com a conta Gov.br; confira passo a passo do InfoMoney e faça a sua declaração usando o celular

Giovanna Sutto

(Getty Images)

Publicidade

A Receita Federal espera receber, nesta temporada, cerca de 34 milhões de declarações. Se você faz parte do grupo de 23 milhões de brasileiros que ainda não enviaram o documento, saiba que existe uma opção de entrega que vem ganhando escala: o aplicativo da Receita Federal.

Em 2021, 4% dos contribuintes enviaram a declaração usando o app. Em 2022, das cerca de 11 milhões de declarações já entregues, 6,5% foram feitas via aplicativo.

Veja, abaixo, as principais informações sobre como fazer a sua declaração usando o app da Receita:

Continua depois da publicidade

Onde está disponível?

O aplicativo pode ser baixado em smartphones e tablets com sistema operacional iOS e Android e pode ser encontrado na App Store e Play Store. O nome do app é “Meu Imposto de Renda 2022”.

Veja:

Cadastro conta gov.br

Para fazer a declaração pelo aplicativo, em 2022, é preciso ter cadastro no Gov.br — em qualquer nível (ouro, prata e bronze).

Publicidade

Veja o que aparece no app antes de liberar o acesso:

O InfoMoney já explicou o que é, para que serve e como fazer uma conta Gov.br. A diferença entre ouro, prata e bronze é o nível de segurança da conta. A ouro e a prata são mais seguras e permitem mais funcionalidades e acesso às informações do que a bronze.

Para fazer o upgrade da conta gov.br basta seguir alguns passos simples. 

Continua depois da publicidade

Como usar?

Ao acessar o app com o cadastro da conta gov.br, basta selecionar o ano de 2022 e começar a preencher a declaração.

A próxima tela vai mostrar as opções de preenchimento: com a pré-preenchida, com informações do ano passado ou a opção de declaração em branco.

Veja algumas telas do app:

Publicidade

As informações que devem conter na declaração, bem como as regras de obrigatoriedade, seguem sendo as mesmas do preenchimento via programa para download. Para saber mais sobre como declarar o Imposto de Renda em 2022 é só clicar no vídeo abaixo:

Restrições de uso

Nem todos os contribuintes podem enviar sua declaração via aplicativo da Receita Federal. Quem recebeu rendimentos no exterior ou deseja importar informações do ganho de capital, por exemplo, não vai conseguir fazer isso pelo app.

Além disso, rendimentos tributáveis acima de R$ 5 milhões e/ou recebidos do exterior também não entram na declaração via app.

O site da Receita mostra exatamente quais informações não são enviadas via app. 

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

LEIA MAIS

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.