Blog InfoMoney

Além do dinheiro

Em blogs / investimentos / alem-do-dinheiro

Quer jogar?

Planejar também significa projetar, arquitetar, construir,edificar, idealizar, empreender, experimentar, propor, pretender. O oposto significa improvisar.

Planejamento Financeiro planilha calculadora
(Shutterstock)

E por quê a maioria das pessoas prefere improvisar a ter que planejar para atingir seus objetivos de vida de maneira sustentável?
A resposta talvez esteja no próprio significado da palavra e todos os seus sinônimos e requerem trabalho.
Planejar requer, em primeiro lugar, estabelecer objetivos claros e uma sequencia de ações para alcançar objetivos específicos em tempos distinto e a maioria das pessoas sofre de imediatismo e deseja tudo ao mesmo tempo.

"As pessoas não planejam falhar; elas falham ao planejar."

Planejar querendo alcançar vários objetivos ao mesmo tempo e sem uma sequencia de ações faz com que as pessoas se percam na hora de realizar o planejamento: algumas iniciam, se perdem no caminho e perdem a vontade de continuar no jogo.
Se compararmos esta realidade aos games observamos que, ao jogar, sentimo-nos mais confortáveis e dispostos a produzir resultados positivos exatamente porque existem regras claras e uma sequencia de ações para que o objetivo seja alcançado em cada fase. Como não existem dúvidas sobre onde se pretende chegar e conhecendo cada passo para se chegar ao objetivo maior que é vencer o jogo, a sensação é o reconhecimento de que algo será realizado e isso nos põe confiantes para participarmos do desafio.
Nos games, ainda que nos deparemos com a dificuldade de passar para uma próxima fase, em virtude de termos falhado em algum ponto, não há o desejo de desistir, mas em tentarmos novamente já que há o conhecimento das regras e o sentimento de fazermos parte de uma missão, além de não aceitarmos a "não recompensa" do final (mesmo que não seja real). Alguém já desenvolveu a missão em cada fase,o plano e as regras. É só jogar!
No planejamento da vida real, uma simples falha no meio do caminho já leva muitas pessoas a desistirem de jogar e isso acontece porque, normalmente, as pessoas iniciam o "jogo" do planejamento sem objetivos claros ou com muitos objetivos a serem alcançados ao mesmo tempo, o que acaba por trazer o sentimento de ausência de missão, isto é, as pessoas nem sabem em qual missão estão, e sem uma sequencia de ações específicas e conhecidas para retomar o jogo, parar de jogar parece ser a opção mais fácil.
Por isso, educar-se financeiramente é importante para que se entenda o passo a passo do jogo, para o estabelecimento de regras pessoais e o sequenciamento das ações para a conquista dos objetivos.Vale lembrar que cada um tem sua própria estratégia e plano de jogo e, por isso, um jeito singular de jogar e quanto mais se aprende mais fácil se torna compreender o jogo e maior se torna o desejo de melhorar o tempo da jogada na fase seguinte, para logo alcançar um objetivo e depois outro e outro e a cada fase conquistada ter aquela sensação de prazer e orgulho. EU CONSEGUI!
Vamos jogar?

Ao seu sucesso financeiro.

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

perfil do autor

Silvia Alambert

Silvia Alambert é fundadora e CEO da The Money Camp® no Brasil. Educadora financeira de crianças e jovens, é certificada e licenciada pela Creative Wealth® Intl (USA) e coordenadora do projeto de educação financeira para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade sócio-econômica pelo ITESA (Instituto de Tecnologia Social Aplicada).

Eli Borochovicius

é professor da The Money Camp® na região metropolitana de Campinas e professor de finanças e gestor de orçamento da PUC-Campinas. Trabalhou por mais de 15 anos em empresas financeiras no Brasil e foi diretor financeiro no exterior. É mestre em educação pela PUC-Campinas, possui MBA Executivo Internacional pela FGV, MBA em empreendedorismo pela Babson College/US, pós-graduado em política e estratégia pela USP e formado em Comércio Exterior e Diplomado pela ADESG/SP.

Quer dicas exclusivas?

Preencha os campos abaixo e receba dicas e conteúdos exclusivos do blog Além do dinheiro

Contato