O que esperar para as ações da Vale, e o Ibovespa

Os ADRs da empresa caíram cerca de 8% na última sexta-feira, dia do acidente em Brumadinho, quando a bolsa brasileira estava fechada em razão do feriado em São Paulo. O ajuste será feito nesta-segunda-feira

Equipe InfoMoney

Publicidade

O rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho aconteceu na última sexta-feira (25), quando a bolsa brasileira estava fechada em razão do feriado em São Paulo. Na sexta, os ADRs da empresa chegaram a cair 13% ao longo do dia, e fecharam em baixa de cerca de 8%.

Na segunda-feira (28), será feito o ajuste de preços das ações negociadas na B3, a bolsa brasileira. Como a Vale tem uma participação de quase 11% no Ibovespa, o que acontecer com a ação terá um impacto relevante no índice.

Embora ainda haja dúvidas sobre as causas do acidente, e os culpados, alguns pontos ficaram claros entre sexta-feira e domingo. O mais dramático é que o número de mortes já é maior que o da tragédia de Mariana, quando uma barragem da Samarco (empresa controlada por Vale e BHP) se rompeu, resultando em 19 mortes. No caso de Brumadinho, até o fim desta tarde, haviam sido informadas 37 mortes (e havia 287 desaparecidos). 

Continua depois da publicidade

A Justiça já bloqueou um total de 11 bilhões de reais da Vale, para serem usados no socorro às vítimas, na contenção do acidente e na reparação ambiental. Mas ainda é cedo para saber se o valor é suficiente. O estado de Minas Gerais também havia solicitado o bloqueio de ações de propriedade da Vale no valor de até 20 bilhões de reais.

Leia também:
– Minas Gerais pede bloqueio de R$ 20 bilhões em ações da Vale
– Tragédia de Brumadinho terá impacto no Ibovespa

Para os analistas do banco Itaú BBA, o rompimento da barragem poderá dificultar a obtenção de novas licenças pela Vale e atrasar (ainda mais) a retomada das operações da Samarco. Além disso, exigirá investimentos para a reconstrução da barragem.

Na avaliação dos analistas do Bradesco BBI, “o impacto operacional final ainda é incerto, uma vez que governo e reguladores podem exigir inspecionar outras barragens da Vale”. Isso pode, incluive, influenciar o mercado de minério de ferro, principal produto da empresa.