MORNING CALL NO AR Resultados de VALE, TESLA e META, inflação e PIB nos EUA

Resultados de VALE, TESLA e META, inflação e PIB nos EUA

Custos envolvidos no processo

Para não ser pego de surpresa, confira as taxas envolvidas no processo de financiamento.

1. Documentações e certidões

Esses documentos atestam a viabilidade da venda e da compra. O custo total é determinado pela instituição financeira escolhida para o financiamento, mas pode variar de R$40 a R$400.

2. Taxa de avaliação do bem em garantia

Como a residência é o bem que o banco possui como garantia de pagamento da dívida, é necessário atestar a situação do imóvel. Por isso a instituição financeira pede que seja feita uma avaliação por um profissional da área.

3. Taxa de contratação bancária

Essa tarifa é cobrada pelos bancos com o intuito de cobrir as despesas com a emissão do contrato, pesquisas cadastrais, entre outros serviços. Seu valor depende da instituição financeira escolhida para o financiamento, podendo variar de 1% a 3% do valor do imóvel.

4. Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

Esta tarifa pode variar de 2% a 5% do valor da operação, podendo ocorrer descontos concedidos pela Prefeitura quando a compra for a primeira aquisição no Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Essa taxa é cobrada pela Prefeitura sempre que uma transação é efetuada.

5. Tarifa de registro do imóvel

Cada Estado possui uma tabela de valores referentes ao bem registrado e os valores são atribuídos da seguinte maneira Registro da Compra (transferência de posse do bem imóvel), Registro da Alienação Fiduciária (registro da dívida com o banco credor), Averbações pertinentes aos registros anteriores e Certidão de Ônus (matrícula com as devidas atualizações)


Especial Crédito imobiliário

Financiamento imobiliário

Etapas de contratação

>> Custos envolvidos no processo

Dicas para uma boa aquisição