1. Como as parcelas são calculadas?
A parcela de financiamento imobiliário é composta pelos seguintes itens: amortização, juros, seguro de morte e invalidez permanente, seguro de danos físicos ao imóvel e taxas administrativas
2. Amortização
A amortização é a devolução do dinheiro emprestado pelo banco. A soma de todas as parcelas deve totalizar o valor obtido com a instituição financeira. A forma de realizar essa operação pode variar bastante, mas os principais sistemas aplicados no Brasil são o Sistema de Amortização Constante (SAC) e o Sistema Francês de Amortização (PRICE)
3. Juros
O juro é o valor cobrado mensalmente pela instituição financeira para ofertar o capital, podendo variar de 0,9% a 2,5% ao mês.
4. Seguro de morte e invalidez permanente (MIP)
Este seguro é de contratação obrigatória e serve como garantia para a instituição financeira de que haverá resgate do empréstimo em caso de morte ou invalidez permanente do comprador. O valor é calculado sobre o saldo devedor e varia de acordo com a idade do adquirente.
5. Seguro de danos físicos ao imóvel
Seguro contra eventuais desastres que podem alterar o valor do bem garantidor do empréstimo. Ele é calculado como um percentual do valor de avaliação do imóvel.
Especial Crédito imobiliário
>> Financiamento imobiliário