Votação para presidente do Brasil já foi encerrada em 59 países

Divulgação oficial dos resultados pelo TSE só ocorrerá a partir das 17h de Brasília, quando a votação for encerrada em todo o país

Anderson Figo

Até o meio-dia deste domingo (2), no horário de Brasília, a votação para presidente da República Federativa do Brasil já tinha sido encerrada em 59 países, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A divulgação oficial dos resultados pelo TSE só ocorrerá a partir das 17h de Brasília, quando a votação for encerrada em todo o país.

Mas é importante lembrar que os resultados em cada seção eleitoral podem ser conferidos pelos próprios eleitores por meio do Boletim de Urna (BU), que é emitido ao final do horário de votação e anexado à porta de cada seção eleitoral.

Fotos de BUs postadas por brasileiros nas redes sociais indicam alguns resultados parciais em seções eleitorais no exterior. A autenticidade dos BUs pode ser verificada pelo aplicativo Boletim na Mão, do TSE.

Pelo fuso-horário, países da Ásia foram os primeiros a votar. Na Nova Zelândia, o primeiro local a abrir e a concluir a votação foi a capital Wellington, que está 16 horas à frente do horário de Brasília.

De acordo com o BU fixado na embaixada brasileira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 329 votos de um total de 458, “vencendo” no país com 71%. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 71 votos.

Lula também obteve a maioria dos votos em seções na Austrália, nas cidades de Sydney, Brisbane, Melbourne, Camberra e Perth. Já em Tóquio, no Japão, Bolsonaro levou a melhor na seção de número 1.787, onde o presidente, que concorre à reeleição, teve 178 votos, enquanto Lula recebeu 40.

Leia também:

Neste ano, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior. Eles podem votar somente para presidente da República.

Segundo o TSE, o número de eleitores no exterior representa um aumento de 39,21% em relação a 2018, quando ocorreram as últimas Eleições Gerais. A votação ocorre em 181 cidades estrangeiras.

Em algumas seções no exterior foram registradas grandes filas, como na Embaixada Brasileira em Buenos Aires, na Argentina. Há mais de 80.000 brasileiros vivendo no país vizinho, onde pouco mais de 12.000 estão aptos a votar.

Na Suíça, vídeos publicados nas redes sociais mostram uma discussão entre eleitores de Lula e Bolsonaro, que foi contida pela polícia local. No geral, as eleições no exterior têm sido pacíficas e organizadas.

Veja a lista dos países que finalizaram a votação até 12h:

África do Sul
Alemanha
Arábia Saudita
Austrália
Barein
Bélgica
Bulgária
Catar
China
Hong Kong (Província da China)
Chipre
Coreia do Sul
Dinamarca
Egito
Emirados Árabes Unidos
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Estônia
Filipinas
Finlândia
França
Grécia
Holanda
Hungria
India
Indonésia
Irã
Israel
Itália
Japão
Jordânia
Kuwait
Líbano
Luxemburgo
Malásia
Moçambique
Namíbia
Nepal
Noruega
Nova Zelândia
Omã
Palestina
Polônia
Quênia
República Tcheca
Romênia
Rússia (Federação Rússia)
Singapura
Suécia
Suíça
Tailândia
Taiwan
Tanzânia
Timor Leste
Turquia
Vietnã
Zâmbia

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Anderson Figo

Editor de Minhas Finanças do InfoMoney, cobre temas como consumo, tecnologia, negócios e investimentos.