Sem debate, Trump e Biden participam de eventos ao mesmo tempo em emissoras de TV rivais nesta quinta

Ambos os candidatos irão participar de eventos no formato Town Hall em dois canais diferentes às 21h

Rodrigo Tolotti

Donald Trump e Joe Biden em debate presidencial (Foto: Mario Tama/Getty Images)

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta quinta-feira (15) estava programado o segundo debate entre o democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump, que acabou sendo cancelado após o atual presidente se recusar a participar de forma virtual. Contudo, os eleitores e interessados nas eleições dos Estados Unidos terão uma nova oportunidade para ver os dois falarem hoje – ainda que não frente a frente.

Isso porque Trump e Biden irão participar de entrevistas na TV no formato conhecido como Town Hall, em que eles respondem à perguntas de entrevistadores e do público, expondo assim suas propostas para os eleitores.

O problema é que as entrevistas irão acontecer ao mesmo tempo, às 21h (horário de Brasília), em dois canais diferentes. Ou seja, quem estiver interessado não conseguirá ver a íntegra de ambos eventos.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Esta situação tem gerado muitas críticas, principalmente à rede NBC, que confirmou seu evento com Trump na última quarta (14), quando já sabia que a ABC tinha o programa marcado com Biden. A diferença é que o Town Hall com o republicano irá durar um hora, enquanto o com o democrata será de 90 minutos.

Diante disso, mais de 100 atores, escritores e produtores enviaram mensagens aos executivos da NBCUniversal protestando contra a decisão da rede permitir que o presidente fale no mesmo horário que seu rival, segundo o Wall Street Journal. E muitos telespectadores ameaçaram boicotar a NBC e redes afiliadas como a MSNBC por conta desta questão.

Em um artigo publicado na CNN, o jornalista Bill Carter disse que as pessoas serão forçadas a escolher qual evento assistir baseadas em dois fatores: “interesse no candidato e o valor do entretenimento”.

Continua depois da publicidade

O primeiro debate entre Trump e Biden foi bastante criticado pela falta de exposição de ideias e de diálogo entre os dois, principalmente da parte do atual presidente, que fez diversas interrupções tanto de seu adversário quanto do mediador.

Por conta do seu jeito mais expansivo de falar e de chamar mais atenção, a expectativa é que o programa com o republicano deva ter mais audiência.

A questão é que, para o eleitor em dúvida ou mesmo para aquele que ainda não se convenceu em ir votar (o voto nos EUA não é obrigatório), esta será uma oportunidade desperdiçada de definir a situação, já que ele não conseguirá ouvir os dois lados.

O segundo debate entre os dois candidatos foi colocado em xeque após Trump testar positivo para o novo coronavírus há duas semanas. Diante disso, a comissão que cuida do evento decidiu que ele iria acontecer de forma virtual, para evitar riscos à saúde dos envolvidos, e o presidente se negou, levando ao cancelamento do mesmo.

De acordo com a NBC, para participar do evento de hoje, Trump apresentou um teste negativo para a Covid-19, realizado pelo Instituto Nacional de Saúde, e revisado pelo Dr. Anthony Fauci, infectologista chefe da força-tarefa de combate ao coronavírus da Casa Branca.

Mesmo assim, o republicano terá de manter uma distância de 3,5 metros para a mediadora Savannah Guthrie e para a plateia. Para os eleitores que forem participar, o acesso ao estúdio só será permitido após terem a temperatura testadas, e o uso de máscara será obrigatório.

Biden e Trump ainda irão se enfrentar em mais um debate, marcado para 22 de outubro, em Nashville, Tennessee. A mediadora na ocasião será Kristen Welker, da NBC News.

Quer aprender a fazer trades rápidos? Analista disponibiliza treinamento gratuito de scalping por tempo limitado – clique aqui para participar!

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.