Partido Novo já prepara pedido para barrar candidatura de Lula

De acordo com a sigla, a participação do petista na disputa é inconstitucional

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – O partido Novo está preparando um pedido de impugnação da candidatura de Lula e deve apresentá-lo assim que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) publicar o registro do PT, que deve ser feito até esta quarta-feira (15). 

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o documento dirá que a candidatura do petista na disputa é inconstitucional. A sigla, com base no artigo 77 da Constituição, defende que a participação de Lula deveria ser vedada no pleito, mesmo sub judice. Além disso, afirmam que o caso não pode ser comparado com outros devido ao tratamento diferenciado do cargo de presidente no texto constitucional. 

PT tem “plano B”

Na última semana, a apresentação pelo PT e PCdoB de uma espécie de “chapa triplex” mostrou que há um “plano B” em curso caso a briga na Justiça Eleitoral pela candidatura de Lula não seja possível. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Em entrevista ao InfoMoney, Cristiano Vilela, advogado especialista em direito eleitoral e sócio de Vilela, Silva Gomes & Miranda Advogados, afirmou que caso não seja tomada uma decisão de ofício sobre a situação de Lula, é possível que o TSE tome uma decisão definitiva somente em 28 de agosto, três dias antes da veiculação de propagandas de candidatos no rádio e na televisão.

Segundo o advogado, um principais objetivos da defesa do petista é conseguir sua estreia no horário eleitoral gratuito como registro pendente de análise. Dessa forma, Lula poderia fazer campanha até que seus recursos fossem esgotados no processo eleitoral. Além disso, após a derrota no pleno do TSE, a defesa do petista poderia ainda entrar com embargos na própria Corte e, depois, recorrer ao STF. 

Caso não dê certo, o prazo máximo para uma possível substituição da candidatura de Lula é 17 de setembro. Nesta data, o partido pode escolher entre insistir no nome do ex-presidente ou alterar a chapa (hoje o nome mais cotado é Fernando Haddad, atual vice). 

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.